×
Loading ...

O que é ouro PVD?

O ouro PVD, uma figura popular nos canais televisivos de compras, é um item coberto com revestimento de ouro. PVD significa deposição física à vapor (physical vapor deposition), uma referência ao processo de fabricação utilizado. Ele é encontrado em muitos itens de joalheria, especialmente relógios. O processo resulta em uma camada de ouro muito fina, mais fina do que as produzidas por outros processos de revestimento.

Muitas torneiras de ouro são na verdade feitas de ouro PVD (faucet image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Como é produzido

A deposição física à vapor é um tipo de revestimento à vácuo. O ouro é vaporizado em um vácuo sob altas temperaturas (ou via bombardeamento com íons), e então é deixado para se condensar ao redor do objeto, molécula por molécula. O resultado final vindo a ter a até espessura de 3 a 5 microns, de acordo com a Tanury Industries.

Loading...

Vantagens do ouro PVD

O ouro PVD é geralmente usado porque o verdadeiro é muito frágil para a produção de um item. Por exemplo, ele pode ser aplicado em itens delicados como pulseiras de relógio, enquanto que o ouro verdadeiro seria muito macio e iria se deformar com o desgaste do uso diário. O ouro PVD é também mais barato devido à baixa espessura que o processo pode conseguir.

Exemplos de ouro PVD

Apesar dos relógios serem o exemplo mais comum de ouro PVD, é possível também encontrar várias outras jóias feitas com ele. Braceletes e anéis são os mais populares, pois a alta durabilidade e baixo custo são um vantagem notável para jóias maiores. Casas de luxo também podem ter acabamento de ouro PVD em torneiras, maçanetas e chuveiros.

Outros exemplos de PVD

Devido à baixa durabilidade do ouro, algumas companhias de joalheria estão deixando de usar o ouro PVD. Ao invés disso, eles usam outros materiais como titânio e crômio, para conseguir um efeito similar com uma maior durabilidade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...