O que significa o número 925 gravado em uma pulseira de ouro?
gold bracelet with pearls in the white image by JoLin from Fotolia.com
O ouro, um dos metais mais preciosos do mundo, tem sido usado há milhares de anos na fabricação de jóias e de artefatos decorativos. A maioria das jóias de ouro é hoje gravada com um contraste ou com a quantidade de quilates para indicar a pureza do metal.
Características
Também conhecido pelo símbolo químico "Au", o ouro é um dos metais mais macios em estado puro. Isso o torna extremamente maleável, o que significa que ele pode ser martelado ou prensado sem se quebrar. Ele é ainda o mais dúctil dentre os metais, podendo ser facilmente transformado em fios.
Aplicação
Quando utilizado na fabricação de jóias, o ouro é normalmente empregado sob a forma de uma liga. Isso significa que ele é antes misturado a outros metais, como a prata. A elaboração de ligas de ouro fornece um material mais sólido para se trabalhar, menos passível de deformar-se, e ainda confere alguma variação de tonalidade por conta das misturas.
Medida
A pureza do ouro é medida em quilates (k), sendo que o ouro com 100% de pureza é denominado "24k". Muitos joalheiros gravam um contraste de três algarismos nas peças de ouro que fabricam, a fim de indicar o conteúdo do metal precioso em partes por mil. Por exemplo, uma pulseira que possui a inscrição "925" possui 925/1.000 partes de ouro, ou seja, 92,5% desse metal (o mesmo que 22,2k).
Referências
Sobre o Autor
Deborah Meister is a biologist in California who has been writing about science and nature since 2010. Her articles appear on eHow and Answerbag. Meister received her Bachelor of Science in biology from California Polytechnic State University, San Luis Obispo, where she concentrated her studies in field and wildlife biology and botany.
Créditos Fotográficos
gold bracelet with pearls in the white image by JoLin from Fotolia.com