O que significa o número 925 gravado em uma pulseira de ouro?

Jóias de ouro são normalmente gravadas com diferentes medidas que indicam a pureza desse metal precioso

gold bracelet with pearls in the white image by JoLin from Fotolia.com

O ouro, um dos metais mais preciosos do mundo, tem sido usado há milhares de anos na fabricação de jóias e de artefatos decorativos. A maioria das jóias de ouro é hoje gravada com um contraste ou com a quantidade de quilates para indicar a pureza do metal.

Características

Também conhecido pelo símbolo químico "Au", o ouro é um dos metais mais macios em estado puro. Isso o torna extremamente maleável, o que significa que ele pode ser martelado ou prensado sem se quebrar. Ele é ainda o mais dúctil dentre os metais, podendo ser facilmente transformado em fios.

Aplicação

Quando utilizado na fabricação de jóias, o ouro é normalmente empregado sob a forma de uma liga. Isso significa que ele é antes misturado a outros metais, como a prata. A elaboração de ligas de ouro fornece um material mais sólido para se trabalhar, menos passível de deformar-se, e ainda confere alguma variação de tonalidade por conta das misturas.

Medida

A pureza do ouro é medida em quilates (k), sendo que o ouro com 100% de pureza é denominado "24k". Muitos joalheiros gravam um contraste de três algarismos nas peças de ouro que fabricam, a fim de indicar o conteúdo do metal precioso em partes por mil. Por exemplo, uma pulseira que possui a inscrição "925" possui 925/1.000 partes de ouro, ou seja, 92,5% desse metal (o mesmo que 22,2k).

eHow Brasil
×