Como oxidar metal galvanizado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O metal galvanizado consiste em aço ou ferro revestido por uma fina camada de zinco, que evita que o metal enferruje com a oxidação. Caso tenha um objeto de metal galvanizado e queira oxidá-lo, você deve, primeiramente, remover o revestimento de zinco. Isso geralmente é feito para dar ao metal galvanizado uma aparência envelhecida. O método mais comum para é usar uma solução de ácido para dissolver o zinco.

Passo 1

Decida o tipo de ácido a ser utilizado para remover o zinco. Uma opção é usar vinagre, que contém ácido acético. Entretanto, o vinagre contém apenas cerca de 10 % de ácido acético; por isso, usá-lo para remover zinco de metal galvanizado demorará mais tempo. Se quiser fazer o trabalho mais rapidamente, você poderá usar ácido muriático, disponível em lojas de ferragens e material de construção. O ácido muriático é, na verdade, uma solução que contém ácido clorídrico a cerca de 25 %. Ele dissolverá o zinco mais rápido, mas deve-se evitar respirá-lo e tocá-lo.

Passo 2

Prepare sua área de trabalho. Caso esteja usando ácido muriático, manuseie-o somente em locais bem ventilados, de preferência ao ar livre. Certifique-se de usar luvas ao trabalhar e mantenha água e um pouco de bicarbonato de sódio ou amônia próximos, caso precise neutralizar rapidamente o ácido derramado.

Passo 3

Coloque a solução de ácido em um recipiente com tampa, caso esteja removendo o zinco de um objeto pequeno. No caso do vinagre, deixe-o agir sobre o item durante uma noite; com o ácido muriático, aguarde cerca de uma hora.

Passo 4

Aplique o ácido no metal galvanizado com um pincel ou pulverizador, caso esteja removendo o zinco de objetos grandes (como chapa de metal). Caso esteja trabalhando com ácido muriático, compre uma escova barata ou pulverizador que possa ser descartado após o uso.

Passo 5

Deixe o vinagre agir por uma noite; se estiver usando ácido muriático, deixe-o agir por uma hora.

Passo 6

Limpe o ácido do metal. Caso esteja usando vinagre, limpe o metal com água. Caso esteja usando ácido muriático, use bicarbonato de sódio ou amônia para neutralizá-lo e água para limpá-lo.

Mais recentes

×