Como fazer óxido de ferro

••• rust image by PeteG from Fotolia.com

O óxido de ferro é um composto químico que compreende oxigênio e ferro, também amplamente conhecido como ferrugem. É usado como um agente de coloração em vários cosméticos, tintas e revestimentos automotivos de madeira. De acordo com a universidade Carnegie Mellon, os óxidos de ferro têm sido usados durante séculos e remontam à Roma antiga, onde foi usado para fazer contas e ornamentos. Você poderá fazê-lo em sua própria cozinha, usando nada mais que alguns utensílios domésticos comuns.

Passo 1

Encha uma jarra pequena com aproximadamente três quartos de água da torneira, e adicione duas colheres de sopa de sal. Agite a água e o sal com uma colher até que se dissolva completamente.

Passo 2

Fixe um prego em cada pólo de uma bateria de nove volts, torcendo um pequeno pedaço de fio de metal ao redor da cabeça do prego e do terminal da bateria, até que ele fique totalmente seguro.

Passo 3

Coloque a bateria em cima de uma objeto resistente, tal como uma pilha de livros, com os pregos apontando para baixo. Coloque o frasco abaixo dos pregos, de modo que eles fiquem parcialmente submersos na água.

Passo 4

Deixe os pregos na água até que ela fique laranja ou preta. Remova-os e adicione três ou quatro gotas de peróxido de hidrogênio. Mexa a mistura até que fique laranja.

Mais recentes

×