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O papel de um gerente de governança na indústria hoteleira

A gestão dos serviços de limpeza e arrumação, chamado "housekeeping" em Inglês e "governança" em português, desempenha um papel fundamental para o sucesso de qualquer negócio hoteleiro. Todos os proprietários de hotéis bem-sucedidos sabem e concordam com o fato de que a limpeza das suas instalações hoteleiras afeta diretamente não só as vendas, como a possibilidade de que os seus clientes vão retornar ao estabelecimento. Os gestores do departamento de governança reconhecem a importância da limpeza ao cumprirem seus deveres como um líder, e assim exigindo que a equipe da governança também cumpra seus deveres e tarefas com êxito.

A importância da gestão do departamento de governança (hotel image by RAMON CAMI from Fotolia.com)

Listas de quartos

A primeira tarefa diária que os gestores do departamento de governança fazem é imprimir um relatório que lista todos os quartos sujos. A partir desta lista, eles determinarão a quantidade necessária de governantas para executar as tarefas do dia, e quantos quartos serão distribuídos para cada um dos funcionários. Além disso, o relatório proporciona dados para estimar a quantidade de materiais de limpeza necessários para o reabastecimento do carrinhos das governantas, e assim garantido que elas tenham as ferramentas corretas para fazer o trabalho com eficiência.

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Supervisão das governantas

Uma vez que as governantas chegam no local de trabalho, é dever dos gerentes verificar se os funcionários estão cumprindo suas tarefas. Os gerentes são responsáveis por tudo que ocorre com os funcionários durante seu turno, por isso é muito importante que sua equipe seja experiente e capaz de concluir as tarefas. Os gerentes devem responder com clareza quaisquer dúvidas que seus funcionários podem vir a ter.

Supervisão da lavanderia

Um bom gerente sabe que o atraso com a lavanderia pode resultar em um dia mais longo de trabalho, que, por sua vez, irá aumentar os gastos com funcionários e os custos com quartos. Além disso, o gerente deve saber tudo sobre as enormes máquinas de lavar e secar, e ser capaz de solucionar problemas assim que eles surgirem. Os gerentes também são responsáveis por garantir que os funcionários conheçam corretamente as técnicas de dobrar as roupas secas.

Verificação de quartos

Os gestores da governança têm a palavra final que determina quando um quarto está pronto e poder ser alugado. Uma vez que a governanta retorna, o gerente tem por obrigação verificar todos os quartos e garantir que o serviço está de acordo com os padrões do hotel. Alguns pontos essenciais para serem verificados são se as camas estão propriamente arrumadas, se os banheiros estão devidamente limpos, se o chão foi varrido e se a poeira foi retirada dos móveis.

A comunicação com os funcionários do hotel

É imprescindível que os gerentes de hotel sejam capazes de comunicar de forma eficaz detalhes importantes aos outros funcionários do hotel. No final do dia, eles precisam atualizar todos os quartos limpos no sistema do hotel de modo que os outros funcionários possam alugar os quartos agora disponíveis. As governantas são normalmente as primeiras a saber se há hóspedes que precisam ser advertidos por questões como fumantes que fumaram em quartos para não fumantes, animais de estimação dentro de quartos onde é proibido animais, além de registrarem se houve algum tipo de dano no quarto.

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Referências

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