Como parar a ferrugem em discos de freio

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Ferrugem é comum em discos de freio de um carro. Pelo fato dessas peças estarem longe da luz do sol, a umidade pode facilmente se instalar dentro dos freios e levar a enferruja-los. A boa notícia é que isso não é um grande problema. Há pouco o que pode fazer para parar completamente a formação de ferrugem, mas é muito fácil de impedir que ela se instale.

Passo 1

Dirija o carro com frequência para acionar os freios constantemente, especialmente se você vive em condições úmidas ou chuvosas. A ferrugem sempre se instalará, mas pressionar os freios irá removê-la dos discos de freio.

Passo 2

Limpe os discos regularmente; você terá que levantar o carro e retirar a roda para alcança-los, e você pode querer remover a pinça para limpar o disco inteiro. Use um limpador de freio aerosol, colocando um recipiente embaixo para captar os resíduos que gotejarão; nunca use ar comprimido em peças de freio por causa do amianto.

Passo 3

Use um lubrificante à base de óleo em todas as partes do disco que não tocam os amortecedores durante a condução. Faça isso somente se notar que a ferrugem está começando a se instalar. Use um lubrificante à base de aerossol como WD-40 e limpe-a ferrugem com um pano. Certifique-se de que todo o lubrificante que passou tenha desaparecido dos discos, antes de dirigir.

Passo 4

Substitua os discos de freio por outros que tenham um revestimento especial ou revestimento de zinco ou cádmio. Zinco pode ser a melhor opção, pois o cádmio contém venenos que podem se desprender nas estradas e, eventualmente, causar problemas ambientais.

Mais recentes

×