×
Loading ...

Pássaros que vivem na floresta africana

As paisagens exuberantes da África incluem florestas que margeiam as regiões sul, leste, oeste e parte do norte do continente. A vegetação rasteira e as árvores grandes e densas dessas florestas tornam-nas o lugar ideal para aves de todas as espécies. De grandes papagaios coloridos a pequenos pássaros tecelões, as florestas africanas apresentam variadas espécies de aves, muitas das quais são endêmicas em determinadas áreas.

As florestas africanas abrigam variadas espécies de pássaros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fatos da floresta

As florestas e matas na África contabilizam 21,8% da sua área total. São classificadas em nove categorias, incluindo florestas tropicais, florestas tropicais de montanha e florestas secas subtropicais. Essas florestas abrigam variadas espécies de aves que são endêmicas da região, como o Papagaio-cinzento africano e o Pavão do Congo.

Loading...

Espécies florestais

Muitos países africanos possuem florestas tropicais, incluindo a Libéria, Uganda, Madagascar e a República Democrática do Congo, que abriga a segunda maior floresta tropical do mundo. Algumas aves endêmicas das florestas tropicais africanas são os flamingos, galinha pintada de Angola, águias e falcões. As florestas costeiras do leste da África, localizadas em baixas colinas próximas ao Oceano Índico, têm mais de 27 milhões de anos. Devido ao clima úmido e estável, essas florestas tornam-se o habitat ideal para aves como o Amani Sunbird, Barbadinho verde e as Apalis de asa branca.

Aves de floresta tropical

A floresta tropical africana abriga várias espécies de aves distintas, incluindo o Papagaio-cinzento -- nativo das florestas tropicais de terras baixas na África ocidental e central -- e o Pavão do Congo. O Papagaio-cinzento característico devido a suas cores e capacidade de falar, tem geralmente cerca de 30 a 40 cm de comprimento, penas vermelhas na cauda e cinza no peito e cabeça, com manchas brancas ao redor dos olhos e um bico cinza escuro curvado. O Pavão do Congo, originário das florestas tropicais da África do Sul, era desconhecido pelos cientistas até os anos 1930. Ele se assemelha a um pavão tradicional com penas coloridas e um pequeno tufo de penas no topo da cabeça. Essa ave é classificada na lista de espécies vulneráveis, por estarem ameaçadas de extinção, devido à redução de sua população.

Aves ameaçadas de extinção

De acordo com o site On The Brink, existem 190 espécies ameaçadas de extinção e 27 delas vivem na África. Encontrado apenas na Floresta Arabuko-Sokoke Floresta, no Quênia e em algumas áreas Floresta Brachystegia, o Tecelão de Clarke é um pássaro raro, altamente ameaçado de extinção. Em razão dessa espécie ter condições de vida extremamente evasivas, nunca foi encontrado um ninho. Outro espécie extremamente ameaçada de extinção é a Cotovia, endêmica das Ilhas de Cabo Verde, próximas à costa da África Ocidental; esse pequeno pássaro tem uma população existente de aproximadamente 130 indivíduos, devido ao baixo sucesso reprodutivo e predação pelo Gecko gigante, uma espécie de lagarto que também vive nas ilhas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...