Como fazer pasta de dente para seu gato
teeth and tongue detail of a domestic cat image by Steve Mann from Fotolia.com
Uma grande porcentagem de gatos domesticados sofrem de doenças dentais, que podem causar dor, infecção, perda dos dentes e doenças cardíacas, segundo a American Veterinary Dental Society. Uma maneira de prevenir isso é escovar os dentes do animal regularmente. Idealmente, isso deve ser feito todos os dias, mas os gatos precisam ser treinados para acostumarem-se ao procedimento. Isso pode levar dias, semanas ou meses, dependendo das características de cada animal. Os gatos aceitarão a escovação se gostarem da pasta de dente, sendo que fazer a sua própria pode poupar dinheiro e proteger a saúde dele.
Step 1
Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio à tigela.
Step 2
Adicione 1/2 colher de chá de água lentamente, mexendo sempre; se desejar, adicione uma pitada de adoçante Stevia enquanto mexe. Este é um adoçante usado nas pastas de dente industrializadas para animais. Alguns gatos gostam de itens doces e podem aceitar melhor a escovação se a pasta for doce. Contudo, a mistura não precisa conter o adoçante para ajudar a limpar os dentes felinos.
Step 3
Pare de mexer quando a mistura tiver a consistência de uma pasta. Aplique o mais rápido possível aos dentes do gato com um cotonete limpo, pedaço de gaze ou uma escova de dentes feita para gatos. Jogue fora o que sobrar da pasta, pois ela endurecerá; faça uma mistura nova sempre que for escovar os dentes do animal. Se sobrar muito da mistura, tente usar apenas 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/4 colher de chá de água.
Referências
- American Animal Hospital Association: Guia de cuidados dentais [em inglês]
- Vet Info: Pasta de dente natural para gatos [em inglês]
- “ASPCA Complete Guide to Cats”; James R.Richards DVM; 1999 [em inglês]
Recursos
Dica
- Os filhotes se acostumam muito mais fácil à escovação dos dentes do que gatos mais velhos, segundo o “ASPCA Complete Guide to Cats”. Não demore mais do que alguns minutos em cada sessão para não chatear o animal.
- É possível que, independentemente do que for adicionado à pasta de dentes caseira, o gato continue recusando violentamente a escovação. Outras maneiras de ajudar a preservar os dentes do animal saudáveis é alimentá-lo com ração felina seca e petiscos que removam o tártaro. Os gatos precisam ter seus dentes verificados por um veterinário uma vez por ano. Qualquer limpeza ou remoção dentária profissional deve ser feita sob anestesia.
Advertência
- Nunca use pasta de dente humana em seu gato, pois ela o fará vomitar e pode ser tóxica.
- Nunca force um gato a ter seus dentes escovados ou ele se defenderá arranhando e mordendo, aconselha o “ASPCA Complete Guide to Cats”.
Sobre o Autor
Rena Sherwood is a writer and Peter Gabriel fan who has lived in America and England. She has studied animals most of her life through direct observation and maintaining a personal library about pets. She has earned an associate degree in liberal arts from Delaware County Community College and a bachelor's degree in English from Millersville University.
Créditos Fotográficos
teeth and tongue detail of a domestic cat image by Steve Mann from Fotolia.com