Perigos de se cozinhar com um forno de aquecimento infravermelho

Os fornos infravermelhos cozinham utilizando o mesmo calor e luz que são emitidos por uma lâmpada.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Os fornos de infravermelho são uma nova forma de cozinhar que substitui o forno de micro-ondas como um meio conveniente de preparação de alimentos. Os fornos de infravermelho aquecem os alimentos usando luz - quase o mesmo princípio dos fornos de brinquedo, mas consideravelmente mais poderoso. Cozinhar com forno de infravermelho produz resultados significativamente mais apetitosos do que com o micro-ondas (ele doura), e é até 50% mais rápido do que um forno regular. Mas algumas pessoas estão preocupadas com o perigo que essa nova opção pode representar.

Danos aos olhos

Muitos fornos infravermelhos no mercado dispõem de uma tigela de plástico ou vidro para cozinhar o alimento, isso serve para que os consumidores possam realmente ver como seus alimentos cozinham e douram. No entanto, a luz emitida pelos elementos culinários de um forno de infravermelho é muito poderosa, por isso não é recomendado que você olhe diretamente para o elemento de aquecimento do forno IV para evitar danos temporários ou permanentes à visão.

Comida crua

Fornos de infravermelho permitem cozinhar alimentos congelados geralmente 50% mais rápido do que um forno regular. No entanto, os fornos IV criam temperaturas exteriores altas nos alimentos, é preciso uma certa quantidade de experiência até que você possa medir a qual temperatura o interior do alimento é aquecido. Por isso há o perigo de servir alimentos mal cozidos, que podem abrigar bactérias perigosas e deixá-lo doente. Parta os alimentos durante seu cozimento nas primeiras vezes que usar o forno de IV, para ter certeza de que a comida está completamente cozida.

Radiação IV

Muitas pessoas mudam para um forno IV porque estão preocupadas com a radiação que o micro-ondas emite. Embora existam preocupações com a saúde por causa do efeito da radiação do micro-ondas sobre o alimento que você cozinha, o aparelho em si emite menos radiação a uma frequência menor do que os fornos de IV. Apesar de toda a radiação emitida pelos fornos ser insignificante e improvável que tenha efeito sobre sua saúde, um forno IV emite mais do que um micro-ondas regular.

Queimaduras

Como todas as formas de culinária, cozinhar com IV envolve altas temperaturas. Ao contrário do micro-ondas, no entanto, você pode usar utensílios de metal em um forno IV e estes tendem a manter a sua temperatura por mais tempo do que o plástico ou vidro usado no micro-ondas. Por esta razão, é mais fácil se queimar com um forno de IV, então, deve-se ter um pouco mais de prudência ao retirar os alimentos do recipiente para evitar lesões.

eHow Brasil
×