Os perigos de inalar fibra de vidro
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A fibra de vidro tornou-se disponível para uso no começo da década de 1930 na forma de filtros para várias máquinas industriais. Foi usado posteriormente para filtrar e isolar sistemas de fornalha e, com o tempo, para isolamentos contra ruídos e temperatura. A fibra de vidro, um nome comercial, foi cunhada para descrever uma substância manufaturada a partir do vidro e convertida em um tecido fibroso. A poeira e as partículas desse material podem causar problemas de saúde quando inaladas, ingeridas ou em contato com a sua pele.
Inflamação
Quando você inala as fibras e poeira encontrada na fibra de vidro, seu nariz fica sensível e inflamado. Dependendo do quanto foi inalado, seu nariz começará a ficar irritado e seus olhos podem lacrimejar, à medida em que seu corpo provoca uma reação em cadeia para tentar expulsar a substância estranha do corpo.
Espasmos
À medida em que a fibra de vidro entra na sua traquéia, ela continuará a causar inflamação. O revestimento dos dutos de ar produzirá muco enquanto seu corpo continua tentando expulsar a substância invasora. Pode haver tosse quando o muco começar a irritar seus brônquios. Esses tubos de respiração podem contrair-se, causando espasmos e produzindo um som de arquejo. A essa altura, deverá ser difícil respirar.
Lesão celular
As células de limpeza em seus pulmões, chamadas de macrófagos, tentarão ingerir as partículas. Elas se tornarão cada vez maiores e, com o tempo, explodirão. Fazendo isso, elas liberarão as partículas e produtos químicos que atraem e encorajam o crescimento de células chamadas de fibroblastos, que secretam tecido fibroso. À medida em que mais e mais fibroblastos liberam esse tecido, eles formam tecidos cicatriciais no lugar das células saudáveis. O dano é irreversível.
Fibrose
Ao que pulmão ganha mais e mais cicatrizes, ele não pode mais aceitar o oxigênio inalado e irá soltar dióxido de carbono. Uma queda no oxigênio enfraquece as células, causando danos nelas e nos tecidos ao longo do corpo. Quando trabalhar perto de quaisquer gases industriais, emanações, produtos químicos ou partículas aéreas potencialmente perigosas, lembre-se sempre de usar uma máscara apropriada para proteger-se de danos no pulmão.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Based in Atlanta, Valerie Liles has been writing about landscape and garden design since 1980. As a registered respiratory therapist, she also has experience in family health, nutrition and pediatric and adult asthma managment. Liles holds a Bachelor of Arts in journalism from Colorado State University and a Master of Science in technical communication from the University of Colorado.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images