Persianas que permitem ver o exterior, mas não o interior
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Adornos de janela podem ser utilizados por muitas razões diferentes. Algumas pessoas usam persianas para esfriar a temperatura de uma casa e reduzir custos de energia elétrica e uso do carbono. Outros usam persianas para bloquear a luz e escurecer um quarto. Ainda, outro usam cortinas apenas para fins de projeto - para adicionar um toque de cor ou o estilo à um quarto. Às vezes, porém, as pessoas querem poder observar o exterior enquanto impedem aqueles que estão do lado de fora de ver o que existe do lado de dentro. Persianas de privacidade funcionam como um espelho de duas faces, transformando uma casa no porto seguro que deveria ser.
O que são persianas de privacidade?
Persianas de privacidade permitem que aqueles que estão dentro da casa olhem pela janela, sem obstrução. Ao mesmo tempo, as pessoas no exterior não pode ver dentro quem está dentro. As persianas funcionam mesmo quando é noite e o quarto é iluminado, revelando apenas sombras vagas.
Características
As persianas são muitas vezes feitas de um material opaco. Na maioria dos casos, elas não são apropriadas para bloquear a luz, mas sim permitir que a luz solar entre em casa, mantendo a privacidade. Estes adornos de janela vêm em uma variedade de estilos, incluindo cortinas de rolo, forros (ou cortinas opacas) ou persianas verticais. Estas, no entanto, bloqueiam a luz e a vista, mas oferecem mais privacidade que as cortinas tradicionais, que têm buracos nas ripas que seguram as cordas de ligação.
Onde usar as persianas de privacidade
Estudos mostram que a luz natural não só melhora o humor, mas também aumenta a produtividade. Devido a esta vantagem da luz solar, muitas empresas optam por usar cortinas de privacidade em edifícios de escritórios e salas de conferência, a fim de deixar entrar a luz, mas impedir que estranhos vejam informações confidenciais da empresa.
Persianas também são ideais em casas que estejam muito perto de calçadas ou estacionamentos ou próximas a escolas ou empresas.
Como usar persianas de privacidade
Designers geralmente recomendam adornos de janela a fim de equilibrar a necessidade de luz e privacidade. Por exemplo, os forros podem ser usados para permitir que a luz entre enquanto bloqueiam a vista dentro da sala. Cortinas pesadas podem ser instaladas sobre os forros para escurecer o quarto completamente. A Blindsgalore, uma loja online de adornos de janela, sugere a montagem fora da moldura da janela, deixando bastante sobreposição. Isso irá evitar falhas nas bordas da janela onde olhos curiosos podem aparecer.
Cortinas que movimentam-se para cima e para baixo podem ser instaladas no meio da janela, permitindo que seja baixada ou puxada para cima. Esta opção oferece maior privacidade, oferecendo ainda acesso à luz natural.
Em uma resumo, as ripas das persianas regulares podem ser inclinadas para cima para permitir a entrada de um pouco de luz, evitando que pessoas do lado de fora vejam o lado de dentro de casa.
Referências
Sobre o Autor
Laurie Esposito Harley is the CEO of Aardvark Writing, a writing and design company founded in 1998. She's written for companies such as Monster, CitiGroup, and IBM. Harley attended Youngstown State University but did not complete her bachelor's degree in professional writing and editing. She is returning to college in June of 2010 to finish her degree.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images