Como fazer pingentes e aneis de arame enrolado

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Enrolar arame é uma técnica de joalheria avançada, mas usá-la para fazer pingentes e anéis é um dos primeiros projetos que os iniciantes aprendem. O método adquirido destes pequenos projetos permanecerá e será útil quando você tentar projetos mais complexos. Qualquer tipo de pingente pode ser feito, embora cristais e pedras polidas sejam objetos populares para serem enrolados. Tanto ele quanto o anel podem ser moldados de acordo com seu gosto e necessidade; estas são linhas gerais, mas as possibilidades são infinitas.

Pingentes

Passo 1

Corte um pedaço de arame de cerca de 30 cm de comprimento.

Passo 2

Coloque a ponta do arame ao longo da parte de trás do pingente, com cerca de 2,5 cm saindo por cima. Segure firmemente em uma mão.

Passo 3

Enrole o arame em volta da parte frontal inferior do pingente com a outra mão, torça levemente para um lado e enrole em volta da peça e do pedaço de arame atrás dela mais algumas vezes. O fio pode ser escondido atrás do pingente o quanto desejado, mas deve ser apertado com firmeza para segurá-lo bem.

Passo 4

Termine de enrolar perto da parte de cima do pingente, traga a segunda ponta do arame para cima, onde aparece a ponta protuberante. Torça-os um no outro duas vezes, o mais próximo possível do pingente.

Passo 5

Dobre a ponta longa sobre a parte do meio do alicate de ponta redonda para criar um circulo sobre os arames torcidos.

Passo 6

Enrole o excesso de arame firmemente em volta do espaço entre o circulo e a parte de cima do pingente, cobrindo as voltas e torções feitos previamente. Corte o arame e coloque o pingente em um colar.

Anel básico de nó de arame

Passo 1

Corte um pedaço de arame de 20 cm de comprimento.

Passo 2

Coloque o centro do arame contra a parte do mandril com o tamanho do seu dedo, então enrole as duas pontas firmemente em volta dele. Cruze-as uma vez e volte-as para o centro. Você deve ter um anel com dois comprimentos iguais de arame sobrando.

Passo 3

Cruze as duas pontas para formar dois ângulos retos opostos, então retire o anel do mandril.

Passo 4

Segure o anel firmemente em uma das mãos, e o alicate de ponta achatada na outra. Enrole uma ponta do arame em volta anel e de volta através do laço que você acabou de criar, depois repita do outro lado, na direção oposta.

Passo 5

Continue enrolando firmemente em volta do anel em um nó e enfie as pontas em baixo do nó ou corte-as com o cortador. Segure o anel firmemente e aplique pressão conforme necessário para manter a forma. Coloque-o de volta no mandril se precisar fazê-lo voltar a forma.

Mais recentes

×