Como pintar em dias úmidos

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A umidade é causada pela água na atmosfera e pode apresentar problemas sérios para os pintores que querem trabalhar em dias úmidos. Embora um pintor deva esperar a umidade passar, nem sempre é possível fazê-lo. Várias medidas podem ser tomadas para ajudar a combater o problema da umidade na pintura e tornar possível pintar em dias úmidos.

Passo 1

Limpe e seque a superfície a ser pintada tanto quanto possível. A água pode penetrar em madeira, alvenaria e metal e promover o crescimento de bolor. Pintar em um dia úmido pode agravar o problema.

Passo 2

Compre primers e tintas que funcionem bem em condições úmidas. Evite os produtos à base de solventes, preferindo primers à base de látex e tintas resistentes ao bolor.

Passo 3

Consulte a previsão do tempo antes de pintar. Como a temperatura afeta a umidade e a umidade afeta a pintura, tente esperar por dias em que se prevejam temperaturas bastante consistentes.

Passo 4

Pinte durante a manhã. Tintas à base de látex utilizam água como solvente. Durante a secagem, a água evapora do filme, deixando o que deveria ser um revestimento resistente e durável. A evaporação da água depende da temperatura e da umidade ambiente. Com o aumento da temperatura, a umidade cai, facilitando a evaporação da água do filme. Pare de pintar se a temperatura começar a cair.

Passo 5

Siga o sol. Pinte primeiro as superfícies que tenham sido expostas ao sol, mas que não estejam mais em contato direto com a luz solar.

Passo 6

Aguarde o primer secar completamente, de acordo com as instruções do fabricante, antes de aplicar uma camada de tinta.

Mais recentes

×