×
Loading ...

Como pintar a noite em uma tela

Pintar arte que descreva a noite é um empreendimento desafiador. Há muitas técnicas e estratégias de pintura que você usará para realizar os efeitos das horas noturnas. As pinturas da noite são chamadas de noturnos, um termo musical para uma composição inspirada pela escuridão da noite. James McNeil Whistler realizou muitas "pinturas ao luar" famosas. Vincent Van Goh também pintou muitas cenas após o anoitecer, inclusive a série "Noites estreladas" e as composições apresentando os cafés das calçadas de Paris. Frederic Remington pintou muitas cenas noturnas do Velho Oeste americano.

Instruções

Pintar a noite é um projeto desafiador, mas recompensador (night time image by chrisharvey from Fotolia.com)
  1. Escolha uma cena noturna interessante para o tema da pintura. Procure por uma vista com luzes refletindo a água de um rio ou lago, por causa dos efeitos atraentes. Esboce a cena ao ar livre à noite ou fotografe-a para uma referência posterior. Use uma longa exposição da máquina fotográfica ou um tripé, para melhores resultados. Carregue um refletor a bateria com você para iluminar a tela.

    Loading...
  2. Visite a cena da pintura durante o dia para desenhar a composição no papel. Observe atentamente os elementos composicionais que depois disporá na pintura acabada. Use as fotografias e os esboços para chegar à composição final, depois desenhe-a na tela.

  3. Trabalhe diretamente in-loco, na cena após o pôr do sol, para captar diretamente o sentimento da noite. Tente conferir um sentido da escuridão da paisagem à tela. Use cores que evoquem a noite, como violeta, verde-escuro e tons de azul. Pinte com cores mais frias para evocar a escuridão e as sombras da noite.

  4. Estude como a luz reflete a água e outras superfícies para criar um interesse visual. Tente reproduzir os efeitos das luzes e cores esmaecidas que você vê à noite. Use cores quentes de amarelo e laranja para indicar luz. Contraste os tons mais claros de reflexos e os pontos de luz contra um fundo escuro. Observe as fontes de luz da lua, das estrelas e das luzes da rua e coloque as sombras de acordo.

  5. Misture as cores e pinte objetos indistintamente para dar o sentimento de escuridão à pintura. Você não precisa usar uma paleta francamente escura de marrons e pretos, use toques de tons ricos de cores para incrementar a pintura. Trabalhe do escuro para o claro nas cenas noturnas, para estabelecer a estrutura dos valores tonais. Disponha no fundo mais escuro as cores em aguadas amplas. Trabalhe progressivamente através dos meios-tons da escala de valores. Pinte os realces acentuados e os reflexos brilhantes por último, usando as cores mais claras. Termine a pintura de dia ou no ateliê, adicionando os toques finais e os detalhes finos.

Loading...

Dicas

  • Use tons e cores muito contrastantes para conferir um sentimento de noite.

O que você precisa

  • Câmera
  • Lápis de desenho
  • Papel de desenho
  • Tubos de tinta
  • Pincéis artísticos
  • Paleta
  • Espátula
  • Tela

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...