Como pintar um quadro que tem como tema o céu estrelado

Noites estreladas são temas interessantes para a pintura

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As pinturas mais famosas de céus estrelados são de Vincent Van Gogh. Ele pintou duas telas com o tema, "Uma Noite Estrelada sobre o Reno", em 1888, e "Noite Estrelada", em 1889. Estas obras icônicas nos ensinam a pintar o céu noturno usando os princípios do Pós-Impressionismo e do Expressionismo. Outros artistas famosos retrataram o céu noturno, incluindo Whistler, Munch, Millet e Picasso. Com prática, qualquer pessoa pode aprender a pintar uma paisagem noturna, brilhante e pontilhada de estrelas.

Step 1

Comece preparando a tela usando o gesso especial para criar uma tela a óleo ou para uma pintura acrílica em tela. Escureça o gesso misturando um pouco de tinta preta, ou cinza Payne, para um fundo mais escuro. Ponha o gesso e a tinta em uma vasilha. Pincele uma cobertura grossa em toda a tela, deixe secar e amacie com uma lixa. Aplique camadas sucessivas cada vez mais finas de gesso, adicionando mais água para cada camada. Lixe entre cada uma delas.

Step 2

Durante o dia, visite a paisagem que você deseja pintar. Escolha um lugar com uma vista aberta do céu. Desenhe composições para o desenho geral da noite estrelada. Desenhe detalhes e faça miniaturas dos elementos nos arredores. Volte em uma noite clara para observar as estrelas e trabalhe-as na composição. Note como as cores se apresentam durante a noite, e faça esboços de tonalidade da cena.

Step 3

Use seus desenhos de referência para compor e desenhar o quadro na tela. Quando escurecer, vá até o local da pintura e monte um cavalete. Use uma luz alimentada por baterias para iluminar sua tela e a paleta de tinta. Cubra a tela inteira com uma camada de azul escuro ou cores arroxeadas. Identifique e defina na paisagem elementos com focos de cores escuras. Estabeleça a estrutura de luz e sombra do quadro com as primeiras camadas de tinta.

Step 4

Use tons de azul calmos como Prussiano ou azul de Phthalo para enfatizar a sensação de escuridão. Trabalhe do escuro para o claro em sua pintura. Estabeleça a dominância do escuro, e então pinte as estrelas e a luz que emitem como destaques. Intensifique o contraste entre a luz das estrelas e o céu noturno usando cores complementares. Pinte as estrelas com pinceladas de luz laranja e amarela contra um céu noturno azul-violeta.

Step 5

Use pinceladas pesadas, firmes, para pintar o céu com texturas e obter o chamado "efeito impasto". Pinte a silhueta de formas e figuras sombrias, como árvores, pessoas, montes ou construções contra o céu luminoso. Pinte o céu em tons graduais progredindo do escuro para a luz. Crie um contraste entre as cores do céu e do chão para pintar uma imagem fiel da atmosfera noturna. Incorpore um pouco de água nas tintas para pincelar reflexos da luz emitida pelas estrelas.

eHow Brasil
×