Como pintar tapetes usando tinta para tecido

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Pintar um tapete parece uma tarefa extremamente desafiadora que só pode ser executada por um artista. Na verdade, pintar um tapete é um projeto de "faça você mesmo" muito simples e qualquer um pode fazê-lo usando tintas para tecido. Como qualquer projeto de pintura, o maior desafio é a preparação. Quando decidir quanto às cores e o modelo, poderá ter um tapete novo em apenas algumas horas.

Passo 1

Aspire o tapete completamente para remover toda a poeira e partículas que possam interferir na aderência da tinta. Remova toda a mobília do tapete.

Passo 2

Coloque o tapete estirado sobre um lençol grande ou um forro. Os tapetes são porosos e a tinta irá atravessá-los e arruinar o piso, caso não sejam tomadas precauções.

Passo 3

Use fita ou estêncil para criar os padrões e desenhos que escolheu para o novo tapete pintado. Garanta que os estênceis estejam bem pregados para que fiquem rentes ao tapete e criem uma selagem a fim de que a tinta não escorra para debaixo do estêncil.

Passo 4

Derrame a tinta em um prato de papel. Use um prato diferente para cada cor, a fim de evitar que as cores se misturem.

Passo 5

Use uma esponja para passar a tinta suavemente no tapete. Passe uma camada fina para evitar que a tinta escorra para debaixo da fita ou do estêncil. Deixe a tinta secar até poder tocar, então aplique quantas camadas forem necessárias, até conseguir a cor desejada. Deixe a tinta secar por duas a três horas.

Passo 6

Remova a fita com cuidado. Puxe devagar, a um ângulo de 15 graus para evitar que a tinta descasque.

Mais recentes

×