Como tingir um sofá de veludo

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A cor de um sofá de veludo pode ser alterada para combinar com um cômodo, para cobrir manchas ou simplesmente porque o dono do sofá quer uma mudança. O veludo pode feito de seda, algodão, linho ou poliéster. Todos esses tecidos podem ser facilmente tingidos com tinta de tecido comum, exceto o poliéster. No entanto, um sofá é feito de menos de 50% de poliéster combinados com algum outro material, então, o sofá poderá ser tingido. Uma solução de carbonato de sódio preparará o material para a aplicação da tinta, pois assim ela aderirá melhor ao tecido. A tintura deve ser aplicada com uma esponja.

Passo 1

Cubra todas as superfícies de madeira com fita crepe para protegê-las da tinta.

Passo 2

Misture uma xícara de carbonato de sódio com quatro litros de água. Limpe todo o sofá com essa água usando uma esponja grande. Deixe o sofá úmido, mas não molhe demais.

Passo 3

Misture a tinta com água morna em um balde de acordo com as instruções do fabricante.

Passo 4

Use uma esponja limpa e aplique a tinta no tecido do sofá, esfregando em todas as direções para garantir que a cor cubra todas as reentrâncias do sofá. O jeito mais fácil de fazer isso é esfregar para cima e para baixo, e então de um lado para outro; depois, em movimentos circulares. Permita que a tinta seque por 24 horas.

Passo 5

Limpe o sofá com um balde de água e uma esponja úmida. Isso removerá o excesso da tinta e afofará o tecido. Permita que ele seque completamente antes de usá-lo.

Mais recentes

×