Como pintar um tecido impermeável
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
O tecido impermeável é um tipo de material à base de lona que é resistente a derramamentos, tornando-o adequado para a cobertura de mobiliário, como mesas de jantar e bufês. Para fazer um desses, os materiais necessários são pintados no tecido de lona e secados. Depois, as tintas dão ao tecido um revestimento brilhante — como um selante — e ele então pode ser enxaguado, lavado ou limpo sem ser danificado.
Preparando o tecido
Preparar a lona é a primeira coisa a se fazer quando for pintar um tecido impermeável. A lona de algodão é o material mais adequado devido à durabilidade, à espessura do material e à trama. No entanto, as fibras dela também a tornam suscetível à absorção de tinta. Por esse motivo, é importante preparar a lona revestindo-a com um produto de papel de parede — uma substância líquida usada para preparar as paredes para o papel. Esse produto fornece uma melhor aderência à tinta para que ela não penetre na lona, e ambos os lados do tecido devem ser revestidos com ele.
Misturando as tintas
Um tecido impermeável eficaz é pintado com uma variedade de materiais, tais como óleo de linhaça fervido, tíner, tintas de látex e um líquido secante. Essa combinação de elementos cria uma tinta para o tecido que irá impermeabilizá-la. O óleo de linhaça fervido deve ser, em seguida, misturado com os diluentes e o líquido secante — ele acelera o tempo de secagem para projetos de pintura à base de óleo. A tinta de látex fica sozinha e não é adicionada à mistura.
Processo de pintura
A tinta de látex é a primeira a ser aplicada sobre ambos os lados da tela. O uso de um rolo agiliza o processo, pois ele cobre um maior área de superfície do que um pincel. A tinta látex deverá secar completamente de um lado antes de que você pinte o outro. Além disso, deixe a tinta secar durante a noite antes de pintar o resto dos materiais sobre ela. A mistura de óleo de linhaça fervida, tíner e líquido secante é aplicada em ambos os lados do tecido em seguida. A pintura deve estar seca para se aplicar uma ou duas demãos da mistura de óleo de linhaça, dependendo de quão brilhante e grosso você quer que o revestimento seja.
Considerações
Os gases envolvidos nesse processo podem se tornar tóxicos ou perigosos. Por esse motivo, o melhor é realizar esse projeto em uma área bem ventilada, como no exterior ou em uma garagem aberta. Deixe o tecido secar em uma área externa após a pintura, mas não com luz solar direta, pois ela pode mudar sua cor. Se você morar em uma área que for mais úmida, o tempo de secagem pode ser maior.
Sobre o Autor
Kyra Sheahan has been a writer for various publications since 2008. Her work has been featured in "The Desert Leaf" and "Kentucky Doc Magazine," covering health and wellness, environmental conservatism and DIY crafts. Sheahan holds an M.B.A. with an emphasis in finance.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images