Como usar uma pistola de cola quente para consertar solas de sapato

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

De vez em quando, sapatos de todos os tipos, de scarpins a botas de serviço, precisam de conserto. Um problema comum que acontece com calçados e que você mesmo pode consertar é a sola descolada. Use uma pistola de cola quente para pregar a sola de novo e deixar seus sapatos prontos para uso novamente.

Passo 1

Deixe a pistola de cola quente aquecer e coloque um pedaço de papel debaixo do bico dela para que as gotas de cola não sujem o local.

Passo 2

Puxe a parte solta da sola para trás. Tente não puxar demais, caso contrário você pode arrancar outras partes do calçado.

Passo 3

Limpe a parte descolada com um pano embebido em álcool. Certifique-se de não deixar sujeira ou pedrinhas agarradas na parte que será colada novamente.

Passo 4

Lixe o interior da sola e da parte debaixo do sapato com a lixa média. Isso deixará as superfícies mais aderentes para que a cola na escorra.

Passo 5

Aplique a cola quente entre a sola e a parte inferior do sapato. Ponha cola suficiente para cobrir a superfície, mas não exageradamente ao ponto que ela saia pelos lados do sapato quando as partes estiverem unidas. Espalhe a cola de forma rápida e uniforme com o estilete.

Passo 6

Pressione a sola firmemente contra a parte debaixo do sapato.

Passo 7

Limpe qualquer excesso de cola que escorrer, utilizando um pano umedecido com um produto de limpeza cítrico.

Passo 8

Coloque o sapato dentro de um saco plástico, com o solado virado para baixo, sobre uma superfície plana. Coloque um peso de 5 kg ou objetos pesados ​​em cima do sapato para garantir que a sola fixe do modo correto.

Passo 9

Não mexa no sapato por pelo menos 48 horas antes de usá-lo.

Mais recentes

×