Por que pizza me dá diarreia?
Tom Le Goff/Photodisc/Getty Images
O corpo humano deve ser capaz de digerir uma fatia gordurosa de pizza sem causar problemas. Em alguns casos, no entanto, a pizza pode dar diarreia se o organismo tiver dificuldade em digerir algum dos ingredientes ou se a fatia estiver contaminada. Se os sintomas persistirem por mais de alguns dias ou se você sempre tem diarreia após comer pizza, é hora de fazer uma visita ao médico.
Intolerância à lactose
Quando o corpo não possui lactase o suficiente -- a enzima que quebra a lactose dos laticínios -- podem ocorrer episódios de diarreia após a ingestão de alimentos que contêm laticínios, como o queijo na pizza. Se você for intolerante à lactose, tenderá a sentir gases, a se sentir inchado e ter dor de barrigas e até mesmo enjoado após comer produtos lácteos. Os sintomas podem começar entre trinta minutos e duas horas após a ingestão do alimento, de acordo com o Banco Nacional de Informações de Doenças Digestivas dos Estados Unidos.
Alergia aos ingredientes
Se você for alérgico a um ou mais ingredientes de seu prato predileto, ele pode estar causando a diarreia. Laticínios, trigo e mariscos são alguns dos alérgenos mais comuns que podem ser ligados aos ingredientes da pizza. Se aparecerem sinais como coceira, nariz escorrendo, vermelhidão e lágrimas nos olhos, você pode ser alérgico a algo na pizza. Inchaço na língua, dor no peito e dificuldade de respirar alguns minutos após comer são sinais de choque anafilático, o que pode ser fatal sem tratamento de emergência imediato.
Sensibilidade ao glúten
A diarreia é um problema tipicamente associado à sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. Com a doença celíaca, o sistema imunológico tem uma reação ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio e em produtos feitos a partir desses grãos. Se você tiver doença celíaca, continuar comendo alimentos com glúten, como pizza, pode levar a danos no intestino. Ao longo do tempo, as vilosidades que absorvem os nutrientes nos intestinos se destroem, o que pode levar à desnutrição. Você pode perder peso sem intenção se o corpo não estiver absorvendo nutrientes ou sofrer de indigestão ou constipação após comer.
Contaminação alimentar
Alimentos manuseados de forma inapropriada podem ficar contaminados, levando a uma intoxicação alimentar. Isso pode acontecer se a carne na pizza não for cozida na temperatura correta ou se a massa foi cortada em uma superfície que entrou em contato com carne mal cozida ou alimentos contaminados. Os cozinheiros que não lavam as mãos podem causar o mesmo problema. Nessas condições, as bactérias ou parasitas entram na pizza, provocando diarreia. Uma intoxicação alimentar pode fazer você perder o controle dos movimentos intestinais, sentir cólicas e até mesmo febre. Às vezes, os problemas começam vários dias após ter sido infectado.
Referências
- National Digestive Diseases Information Clearinghouse: Intolerância à lactose [em inglês]
- Food Allergy Research & Education: Sintomas [em inglês]
- MedlinePlus: Doença celíaca -- psilose [em inglês]
- National Digestive Diseases Information Clearinghouse: Diarreia [em inglês]
- U.S. Food and Drug Administration: Intoxicações alimentares: O que você precisa saber [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Melodie Anne Coffman specializes in overall wellness, with particular interests in women's health and personal defense. She holds a master's degree in food science and human nutrition and is a certified instructor through the NRA. Coffman is pursuing her personal trainer certification in 2015.
Créditos Fotográficos
Tom Le Goff/Photodisc/Getty Images