Como fazer um planetário de caixa de papelão

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Os planetários ensinam as pessoas sobre constelações, mostrando-as o céu em locais fechados. Embora não exista um planetário em toda cidade, pode-se apreciar a experiência fazendo um planetário de caixa de papelão em casa. Ele pode projetar constelações nas paredes de sua casa, usando uma lanterna ou alguma fonte de luz. É de preço acessível e exige um pouco de tempo para ser feito.

Passo 1

Use uma tesoura para fazer um buraco grande suficiente para acomodar a lanterna no centro de um dos lados da caixa de papelão. Use o lado oposto para criar as estrelas. Os lados menores normalmente funcionam melhor.

Passo 2

Corte uma abertura retangular no lado da caixa oposto ao buraco feito para a lanterna. Deixe 3 cm de espaço entre a abertura e as bordas da caixa.

Passo 3

Coloque a caixa sobre cartolina preta com um dos lados cortados voltados para baixo.

Passo 4

Traceje ao redor das bordas da caixa.

Passo 5

Corte o traçado.

Passo 6

Desenhe pontos na cartolina na forma de uma constelação. Use uma tabela de estrela como guia. Adicione também estrelas vizinhas, se desejar.

Passo 7

Perfure buracos através dos desenhos de pontos usando a ponta de um lápis ou caneta. Faça buracos grandes para estrelas brilhantes e pequenos para as menores.

Passo 8

Vire a cartolina horizontalmente para que a constelação fique voltada para a direção oposta. Coloque-a sobre a abertura retangular da caixa.

Passo 9

Prenda as bordas da cartolina à caixa usando fita adesiva.

Passo 10

Passe fita por toda a caixa, se necessário. Se estiver usando uma caixa de sapato, prenda com fita a tampa à caixa firmemente, para que não haja aberturas para a luz passar.

Passo 11

Coloque a lanterna através do buraco oposto à constelação.

Mais recentes

×