Como fazer planetas de papel machê

••• Getty Images/Photodisc/Getty Images

Fazer um artesanato é uma maneira fantástica das crianças aprenderem sobre o mundo à sua volta e além. Ensinar uma criança a fazer planetas de papel machê dá a oportunidade para ela aprender sobre o sistema solar e colocar seu conhecimento em prática, além de ser muito divertido.

Passo 1

Encha e amarre dez balões, um para cada planeta e um para o Sol. Olhe o diagrama do sistema solar para determinar o tamanho de cada planeta.

Passo 2

Corte os jornais em tiras. Eles devem ter aproximadamente de 5 cm a 8 cm de largura e de 15 cm a 18 cm de altura. Você precisará de muitas tiras de papel para cobrir todos os balões adequadamente.

Passo 3

Faça uma pasta de papel machê misturando farinha e água. Ela deve ser espessa o suficiente para revestir o papel sem rasgá-lo, mas não tão espessa quanto massa de modelar.

Passo 4

Cubra as tiras de papel generosamente com a mistura de papel machê e espalhe-a uniformemente no balão. Faça isso até que todo o balão, exceto pelo pequeno ponto na ponta amarrada, esteja coberto.

Passo 5

Cubra o balão com aproximadamente três ou quatro camadas de tiras de papel machê, deixando um tempo para a secagem entre as camadas.

Passo 6

Repita esses passos em todos os balões.

Passo 7

Dê aos balões um bom tempo para secar após aplicar a camada final do papel.

Passo 8

Estoure os balões e remova-os da estruturas quando estiverem secos. Tiras adicionais de papel podem ser adicionadas para cobrir o furo, se desejar.

Passo 9

Pinte as esferas de papel machê para se assemelhar com o sol e os planetas do sistema solar, usando o diagrama colorido como guia. Não se esqueça dos detalhes extra como as formações dos continentes da Terra e o gigante olho vermelho de Júpiter.

Passo 10

Faça os anéis de Saturno construindo um anel de papel machê para circular a esfera, usando arame de artesanato para a estrutura, se desejar.

Mais recentes

×