×
Loading ...

Planos de aula sobre o Sol e a energia para o ensino fundamental

Como a Terra viaja pelo sistema solar, deve suas estações estáveis, luz brilhante e dias de verão à estrela no centro de tudo: o Sol. No ensino fundamental, seus alunos já devem estar familiarizados com os conceitos básicos do sistema solar. Seu trabalho é encontrar novas maneiras de explorar assuntos que envolvem o espaço, o Sol e a energia que ele cria neste planeta. Você pode dividir os estudos sobre o Sol em diferentes unidades se tiver pouco tempo ou conduzir um estudo longo durante um semestre. Quando as crianças tiverem um entendimento melhor da energia solar, estarão mais preparadas para a astronomia abordada no ensino médio.

O Sol aquece a Terra e fornece uma energia valiosa (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O que é o Sol?

Entender o que torna o Sol tão brilhante e como ele afeta a vida diária na Terra é um passo importante na educação científica de qualquer criança. É preciso dedicar um tempo à discussão dos conceitos básicos da fusão nuclear, onde o hidrogênio é convertido em hélio, e conversar sobre a composição química de outras estrelas. Este também é um bom momento para se falar sobre a massa geral do Sol e como sua incrível gravidade mantém todo o sistema solar girando no lugar. Apresente palestras ou vídeos, e em seguida, realize projetos simples, como construir um modelo do Sol ou de um átomo de hélio.

Loading...

Energia solar

Os raios do Sol atingem a Terra todos os dias, mas seus alunos podem não saber que eles podem utilizar essa energia para que seus aparelhos funcionem. Passe algum tempo falando sobre os conceitos básicos da energia solar e da maneira como ela pode ser coletada e armazenada. Imagens de fazendas solares podem ser apresentadas para explicar como o Sol pode energizar casas individuais. Você pode dividir sua turma em grupos e os estudantes podem desenvolver novas maneiras de usar a energia solar diariamente. Peça que cada grupo crie um modelo de protótipo do produto que planejaram. As criações podem ser expostas em uma feira de ciências da turma.

Mudando as cores de estrelas

O Sol é apenas uma das bilhões de estrelas que existem no universo, e cada uma delas tem sua própria aparência única. O Sol que seus alunos veem todos os dias parece amarelo devido à sua composição química e à sua temperatura. Você pode entregar pequenas velas aos grupos em sua sala e pedir a todos os alunos que desenhem uma imagem colorida da vela. Eles precisam ter muito cuidado para representar precisamente a cor da chama. Quando terminarem, explique para a turma as diferenças de cor e como cada uma representa uma fase diferente do processo químico. A turma pode, então, aplicar essa informação ao sol para determinar em que posição ele fica se comparado às outras estrelas.

Forno solar

Um dos métodos mais fáceis de demonstrar como a energia solar viaja até a Terra é construir um forno solar simples. Cada aluno em sua sala pode construir um e ter uma ideia de quanta energia existe em um raio solar. Peça que eles levem caixas de sapato para a sala e forneça tinta preta. Separe um período de aula para pintar as caixas e volte ao projeto quando elas estiverem secas. Peça que os estudantes forrem suas caixas com folhas de alumínio. Eles podem colocar uma fatia de pão com uma de queijo sobre ela dentro de cada caixa e cobrir com um pedaço de filme plástico. Peça para que deixem as caixas ao Sol para ver como seus raios podem ser transformados em energia para cozinhar o pão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...