×
Loading ...

Por que a planta brinco-de-princesa está perdendo folhas e flores?

As brincos-de-princesa são plantas perenes com flores em forma de sino pendurados, com longas anteras saindo delas. As flores existem em quase todas as cores, mas as mais comumente procuradas são as de cor fúcsia, que é próxima da púrpura. No entanto, elas podem ser frustrantes para os jardineiros, uma vez que várias circunstâncias podem fazer com que as flores e folhas caiam.

As brincos-de-princesa podem perder suas flores em mudanças extremas de temperatura e umidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Temperatura

As brincos-de-princesa precisam que as temperaturas durante a noite sejam iguais ou inferiores a 18 °C para produzir as flores, e a floração para quando elas passam de 24 °C durante o dia. As mudanças bruscas na temperatura, principalmente quando elas aumentam, podem fazer com que as flores caiam. Quando estiver extremamente quente, as folhas podem cair também.

Loading...

Umidade

As brincos-de-princesa preferem um teor de umidade relativa de 55% e as condições de tempo seco em ambiente interno fará com que os botões caiam. Caso essa falta de umidade seja acompanhada de um solo seco, as folhas cairão também. Essa planta prefere solos moderadamente úmidos com alto teor de matéria orgânica e coberturas mortas para manter o ambiente estável e favorável.

Doenças

A ferrugem do brinco-de-princesa (Pucciniastrum epilobii) é uma doença fúngica que hiberna na forma de esporos e infecta a parte inferior das folhas da planta. Ela inicia com manchas marrons despretensiosas apenas na parte inferior das folhas, dificultando a detecção do problema. Com o tempo, desenvolvem-se esporos laranja-amarelados nos dois lados da folhagem e, depois disso, elas caem. A água que cai nesses esporos espirra-os de volta na planta. A irritação de perder as folhas geralmente faz com que as flores também caiam, caso a planta ainda as tenha.

Considerações

As flores, botões e folhas caem como reação ao estresse da planta. O ambiente natural da brinco-de-princesa é protegido, com várias folhas e cobertura de húmus, com solo profundo e plantas em volta para manter a umidade e temperatura ambientes e evitar as mudanças bruscas. Muitos problemas de queda de folhas e flores pode ser um ataque surpresa, de modo que a brinco-de-princesa estará refletindo o próprio ambiente dela.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...