Plantas perenes com flores parecidas com margaridas

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A família Asteraceae de flores, mais conhecida como a família da margarida, é composta por cerca de 20.000 espécies que geralmente têm flores em forma de margarida, com pétalas longas e finas circundando um centro plano ou em formato de cone ou com várias pétalas formando um disco sem centro proeminente. Várias dessas flores são perenes.

Helenium

O gênero Helenium (conhecido em inglês como Sneezeweed), é valorizado por suas chamativas flores parecidas com a margarida. A base da planta produz uma folhagem verde serrilhada que tem cerca de 15 cm de comprimento. As flores, que surgem no início do outono, possuem cerca de 5 cm de diâmetro e cores variadas, incluindo vermelho, amarelo e laranja. Elas se desenvolvem melhor quando plantadas em sol pleno e solo úmido com boa drenagem.

Coreópsis

A perene Coreópsis, também conhecida como Calliopsis, também possui flores parecidas com a margarida. Crescem em ramos que atingem alturas de 2,5 a 10 cm. Os caules grossos e lenhosos são cobertos com uma folhagem verde-escura. No topo de cada caule cresce uma flor amarela ou dourada em forma de disco, que possui de 5 a 7,5 cm de diâmetro. As flores surgem de junho a setembro, colorindo toda a temporada de verão. Elas se adaptam a uma variedade de solos e exigem pleno sol a sombra parcial.

Áster

aster image by Irina Kodentseva from Fotolia.com

Aster é a palavra grega para estrela, um nome condizente com esta planta e suas flores brancas, azuis ou rosas, que se parecem com a margarida e crescem nas pontas de caules finos e lenhosos. Folhas verde-claras e rugosas crescem por todo o caule, tornando-os difíceis de enxergar. A altura da planta depende de sua variedade, mas vai de 20 cm a 2,5 m de altura. Devem ser plantadas em sol pleno e solo úmido com boa drenagem.

Gaillardia

blanket flower image by Bradlee Mauer from Fotolia.com

Esta perene exige poucos cuidados e produz flores parecidas com a margarida, vistosas e vibrantes. Ela cresce em ramos que atingem de 45 a 60 cm de altura. Os caules eretos são cobertos por uma folhagem verde e as flores possuem um centro cônico com pétalas vermelhas e bordas amarelas, que florescem de maio a setembro. Elas são tolerantes à seca, embora molhá-las ocasionalmente prolongue a vida das flores. Devem ser plantadas em sol pleno e solo bem drenado.

Mais recentes

×