Plantas para jardins noturnos
the moon flower image by Micah Jared from Fotolia.com
Jardins noturnos são espaços encantadores que atingem seu auge após o pôr do sol. Plantas com flores pálidas ou folhagens brilhantes que parecem luminosas ao luar são excelentes opções. Flores intensamente perfumadas, que florescem apenas à noite, também acrescentam um toque agradável e misterioso.
Dama-da-noite
A dama-da-noite (Ipomoea alba) é uma planta anual, estreitamente relacionada à glória-da-manhã (Ipomea purpura), semelhantes tanto no formato das flores quanto tipo de cultivo. Elas escalarão quase qualquer estrutura disponível, e podem ser germinadas a partir de sementes ou introduzidas no jardim como pequenas mudas. A dama-da-noite produz flores extremamente brancas de até seis centímetros de largura, que começam a se abrir ao pôr do sol e fecham novamente no início da manhã. Elas crescem melhor em exposição ao sol total ou parcial e em quase todos os solos bem drenados.
Flox-noturna
A flox-noturna (Zaluzianskya capensis) é uma planta com folhagem verde-escura e pequenas flores brancas com centros amarelos. As flores pálidas refletem o luar, mas a fragrância intensa que elas produzem é a sua característica mais valorizada. As plantas se dão melhor em exposição ao sol total ou sombra parcial e solo bem drenado. Elas chegam a uma altura de aproximadamente 60 centímetros, tornando-se uma ótima escolha para as bordas do jardim.
Artemisia prata
A artemísia prateada (Artemesia schmidtiana) é uma planta perene e compacta com forma de monte. Ela é verde, com a folhagem felpuda prateada, tornando-se uma seleção ideal para jardins noturnos. A artemísia prateada cresce melhor em pleno sol e prospera mesmo em solos pobres. Ela também é muito tolerante a condições de seca e exige pouco cuidado.
Matióla
A matióla (Matthiola longipetala), também chamada de goivo, é uma flor bienal que atinge 1,5 metro de altura. Ela tem folhagem verde coberto de uma camada de pelos finos e pequenos, quatro pétalas de flores disponíveis em branco, lilás ou magenta. As flores começam a se abrir no começo da noite e lançam uma fragrância intensa e picante. Elas crescem melhor em um local ensolarado e são muito tolerantes a solos secos e arenosos.
Rainha-da-noite
A rainha-da-noite (Hylocerus undatus) é um cacto trepadeira com caules lisos, finos e largos, flores extremamente brancas que se abrem apenas à noite. As flores aparecem em meados do verão ao outono, com cerca de duas semanas entre os ciclos de floração. As flores têm um perfume quase irresistível que domina o aroma do jardim inteiro quando a planta está em plena floração. A rainha-da-noite requer solo bem drenado e sol pleno.
Referências
- Universidade de Illinois; Como projetar um jardim noturno; Sandra Mason; Janeiro de 2004 [em inglês]
- Colorado State University Extension; O turno da noite; Judy Sedbrook [em inglês]
- Cornell University Cooperative Extension; Rainha-da-noite; Sandra Trevas; Agosto de 1980 [em inglês]
- FireFlyForest: Matthiola Longipetala - Martióla [em inglês]
- Ohio State University: Artemísia prateada [em inglês]
Créditos Fotográficos
the moon flower image by Micah Jared from Fotolia.com