×
Loading ...

Plantas para o sol da manhã e sombra da tarde

Muitas das mesmas plantas que requerem pleno sol — um mínimo de seis horas de sol direto por dia — pender visivelmente na tarde de sol. Cultivar essas plantas com sucesso é uma simples questão de colocá-los onde vão receber sol da manhã e refrigeração e sombra à tarde. Planejar seu jardim para acomodar as suas necessidades também mantém a cor da sua folhagem e flores no seu mais alto brilho.

Muitas hostas produzem a melhor cor de folhas sob o sol da manhã e a sombra da tarde (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Azaleias perenes

A Azaleia perene (Rhododendron) quando chega a 46 cm de altura por 90 cm de largura tem folhagem verde-escura, oval. Suas flores duplas róseo-púrpuras de 5 cm nascem em maio. Ligeiramente maior do que as "Rosa de Blaauw", a azaleia Kurame, cresce até uma altura de 60 cm a 1,20 m, com uma propagação similar. Suas flores duplas rosa-salmão florescem profusamente, quase ocultando os ramos do arbusto do início ao meio da primavera. Elas se exibem bem entre as pequenas, brilhantes folhas verde-escuras da planta. Ambas as azaléias ficam mais alegres em solo organicamente rico, ácido, úmido e bem drenado. Elas desenvolvem-se sob o sol da manhã e a sombra da tarde. As plantas que pegam o sol da tarde têm maior risco de terem suas folhas queimadas.

Loading...

Sino-de-coral

As Heucheras, ou sinos-de-coral, são arbustos perenes com folhas coloridas e lobulares e caules delicados e eretos com flores modestas de verão. Cultivadas principalmente como plantas de folhagem, as heucheras ficam com suas folhas com a melhor cor quando pegam sombra à tarde. As Heucheras "capuccino" têm arbustos de 20 cm de altura e folhas bronze profundo com manchas brancas de 5 a 10 cm e flores brancas de primavera e verão. As plantas com flores chegam até 60 cm de altura. As folhas verdes de Heucheras salpicadas de prata, fazem uma contrapartida marcante com os cachos de flores rosa-choque no topo dos caules. As flores sobem até 18 cm acima da folhagem alta basal de 23 centímetros. As Heucheras florescem em solos ricos em húmus, bem drenados e com umidade média. O solo seco — assim como o sol da tarde — causa danos graves na cor e condição da folhagem.

Estrelas azuis

As Amsonias, ou estrelas azuis, combinam flores em forma de estrela em vários tons de azul, com tufos eretos de folhagem pontiagudas suaves. A Amsonia hubrichtii cresce até 60 ou 90 cm de altura e largura. Essa planta perene tem cachos de flores azul-claras de primavera com 30 centímetros. Sua folhagem amarela de outono, no entanto, pode ser a sua melhor característica. A Amsonia híbrida tem folhas verdes esguias. Suas flores azuis-celestes de primavera flores ocorrem em aglomerados piramidais sobre caules de 90 centímetros. Com até 1,50 m de largura, o arbusto dessa espécie com folhas de outono faz uma exposição que chama a atenção. Enquanto a cor do outono da Amsonia é muito impressionante em pleno sol, à sombra da tarde prolonga a sua flor de primavera.

Hostas

Nativas das extremidades das florestas do leste da Ásia, muitas hostas florescem no sol da manhã e na sombra à tarde. As variedades perfumadas dessas folhagens ornamentais se beneficiam mais da manhã ou do sol no início da tarde seguido de sombra, condições que desenvolvem a sua fragrância. Todos os híbridos de Hosta perfumados descendem da Hosta plantaginea ou Hosta perfumada. Essa nativa chinesa tolerante ao calor tem um arbusto de 45 cm com folhas em forma de coração verde-amareladas. As suas flores brancas afuniladas de 25 cm, coroam sus caules de 75 centímetros. A Hosta perfumada verde-limão de folhas com beiradas creme com 38 a 50 cm de altura espalham-se por até 90 centímetros. Do início à metade do verão, ela tem caules flores perfumadas pálidas de lavanda. As Hostas têm um bom desempenho em solos úmidos organicamente ricos e bem drenados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...