Como podar um damasqueiro em forma de leque

••• Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Embora muitas árvores frutíferas cresçam como espaldeiras, os damasqueiros desenvolvem-se quando cultivados como um leque contra a parede voltada para o sul. Damascos e pêssegos frutificam no cultivo da estação anterior, por isso, podar em forma de leque é uma escolha melhor do que usar técnicas de espaldeira tradicionais. Assim como na espaldeira, escolha um damasqueiro pequeno. Posicione e plante a árvore de 20 a 30 cm de distância da parede e, em seguida, pode em forma de leque.

Passo 1

Examine o tronco da árvore cuidadosamente. Localize um conjunto de brotos, aproximadamente a 30 cm acima do chão, voltados para a direita ou esquerda.

Passo 2

Corte o tronco da árvore acima do broto mais alto longitudinalmente a 45° em direção ao broto mais baixo. Esses brotos crescerão em dois galhos, formando uma estrutura em forma de Y do leque.

Passo 3

Deixe a árvore encher de folhas no primeiro verão. Em agosto ou setembro, remova todas as folhas e galhos pequenos do tronco debaixo dos dois galhos principais.

Passo 4

Remova todos os brotos e galhos que estejam crescendo em direção a parede ou para longe dela. Pode um pouco ao longo dos dois galhos principais, para fornecer um espaço regular para os galhos laterais menores. Apare os galhos pequenos, conforme o necessário, para que se adaptam ao espaço disponível.

Passo 5

Reduza os dois galhos longos quando começarem a crescer para fora do espaço.

Mais recentes

×