×
Loading ...

Os poderes de Árion na mitologia grega

A mitologia grega está cheia de contos com grandes heróis e criaturas fantásticas. Uma das criaturas mitológicas mais famosas é Pégaso, o cavalo com asas. Um cavalo com asas menos conhecido, Árion, ou Areion, também aparece em muitas peças clássicas da mitologia grega, como a Ilíada e alguns contos de Hércules.

Em alguns contos da mitologia grega, Árion é filho de Poseidon (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Origem

A origem de Árion é bem variada. Em um dos contos, Árion é o filho de Poseidon (o deus do mar) e Deméter (a deusa da colheita). Segundo o Theoi, um site sobre mitologia grega, Poseidon perseguiu Deméter. Deméter, na tentativa de fugir de Poseidon, transformou-se em uma égua. Poseidon, por sua vez, transformou-se em um cavalo. Poseidon acasalou com Deméter e, tempos depois, nasceu Árion. Outras narrativas afirmam que Árion é filho de Gaia, a deusa da Terra, ou que ele foi criado por Poseidon em uma disputa com Atenas (a deusa da sabedoria).

Loading...

Imortalidade e atos heróicos

Em cada narrativa sobre o nascimento de Árion, ele é criação de um ser divino da mitologia grega. A literatura grega afirma que ele é de "origem divina" e por isso ele é imortal. O cavalo, portanto, nunca morrerá. A mitologia grega afirma também que Árion ajudou muitos heróis. Segundo o site Theoi, Hércules montou em Árion em uma batalha. O cavalo também correu na corrida de bigas dos primeiros Jogos de Nemeia.

Velocidade e voo

Árion é conhecido por sua velocidade e habilidade de voar. No livro 23 de Ilíada, Homero faz referência à velocidade de Árion durante a corrida de bigas dizendo que nenhum dos corredores poderia vencer se o competidor atrás deles estivesse correndo com Árion. Em outras narrativas, Árion é descrito como veloz e, por ter os pés leves, ele é capaz de correr sobre a água sem se molhar ou correr por cima de espigas sem quebrá-las.

Descrição

As descrições de Árion variam de acordo com a fonte. Muitas narrativas o descrevem como um cavalo preto com asas. Algumas narrativas, como a "Thebaid", de Públio Estácio, dizem que a crina dele é vermelho-fogo. Uma das versões da história de Árion indica que ele é filho de um cavalo com uma figura humana e, por isso, ele tem um pé humano em um dos lados do corpo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...