Animais sagrados da mitologia grega

O pégaso era um animal reverenciado na antiga cultura grega

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Desde aproximadamente o século 8 a.C. até 146 a.C., a antiga civilização grega desenvolveu sua própria mitologia envolvendo heróis lendários e criaturas sagradas. Esses mitos eram histórias sobre como o mundo surgiu o mundo. Alguns dos animais sagrados dessa mitologia eram puros, já outros representavam um risco para a humanidade. Os animais perigosos geralmente eram mortos pelos heróis gregos, enquanto os puros ajudavam os antigos gregos.

Centauro

Na mitologia grega, o centauro era uma criatura metade homem - torso, braços e cabeça - e metade cavalo - corpo e pernas. Essas criaturas eram os filhos de Ixion, filho de Ares e rei dos Lápitas, e uma nuvem. Um dos centauros mais famosos foi Quíron, que acreditavam ser descendente do titã Cronos. Diferente dos outros centauros que eram vistos como seguidores de Dionísio, Quíron tinha a reputação de ser um tutor para os heróis gregos, como Aquiles, Hércules e Enéas. Os centauros eram particularmente bons caçadores, e em muitas ilustrações são retratados portando arcos e flechas.

Pégaso

O Pégaso era um cavalo mitológico grego que tinha pelagem completamente branca e asas. De acordo com a lenda, esse cavalo alado nasceu do sangue de Medusa quando foi morta pelo herói Perseu. Ele apareceu novamente na mitologia como o cavalo de Belerofonte, que combateu e derrotou a Quimera. No final, o Pégaso se tornou um servente do deus grego Zeus e ganhou a posição de constelação. Também acreditava-se que a fonte de Hipocrene no Monte Hélicon tivesse surgido quando o casco do Pégaso atingiu uma pedra.

A Hidra de Lerna

Um dos animais mais ferozes da mitologia grega é a Hidra de Lerna, uma criatura em forma de serpente com nove cabeças. A lenda diz que todas as cabeças da Hidra possuíam presas venenosas e que uma delas era imortal. Se uma cabeça fosse cortada ela poderia ser regenerada. A cobra era carnívora, alimentando-se de humanos e mamíferos de grande porte. A Hidra foi morta pela mão do lendário herói Hércules. A missão de matar a Hidra é vista como o segundo dos doze trabalhos de Hércules.

Medusa

A Medusa era uma das três górgonas - um trio de irmãs cujos cabelos eram feitos de cobras vivas. A Medusa era uma bela mulher até que enfureceu a deusa Atena, que a transformou em uma horrível criatura. Em algumas lendas conta-se que a Medusa tinha o torso e os braços de uma humana, mas que da cintura para baixo tinha uma cauda de serpente. Também, a Medusa era tão medonha que qualquer homem que a olhasse se tornaria uma figura de pedra. Segundo a mitologia grega ela foi morta pelo herói Perseu.

eHow Brasil
×