Animais sagrados da mitologia grega
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Desde aproximadamente o século 8 a.C. até 146 a.C., a antiga civilização grega desenvolveu sua própria mitologia envolvendo heróis lendários e criaturas sagradas. Esses mitos eram histórias sobre como o mundo surgiu o mundo. Alguns dos animais sagrados dessa mitologia eram puros, já outros representavam um risco para a humanidade. Os animais perigosos geralmente eram mortos pelos heróis gregos, enquanto os puros ajudavam os antigos gregos.
Centauro
Na mitologia grega, o centauro era uma criatura metade homem - torso, braços e cabeça - e metade cavalo - corpo e pernas. Essas criaturas eram os filhos de Ixion, filho de Ares e rei dos Lápitas, e uma nuvem. Um dos centauros mais famosos foi Quíron, que acreditavam ser descendente do titã Cronos. Diferente dos outros centauros que eram vistos como seguidores de Dionísio, Quíron tinha a reputação de ser um tutor para os heróis gregos, como Aquiles, Hércules e Enéas. Os centauros eram particularmente bons caçadores, e em muitas ilustrações são retratados portando arcos e flechas.
Pégaso
O Pégaso era um cavalo mitológico grego que tinha pelagem completamente branca e asas. De acordo com a lenda, esse cavalo alado nasceu do sangue de Medusa quando foi morta pelo herói Perseu. Ele apareceu novamente na mitologia como o cavalo de Belerofonte, que combateu e derrotou a Quimera. No final, o Pégaso se tornou um servente do deus grego Zeus e ganhou a posição de constelação. Também acreditava-se que a fonte de Hipocrene no Monte Hélicon tivesse surgido quando o casco do Pégaso atingiu uma pedra.
A Hidra de Lerna
Um dos animais mais ferozes da mitologia grega é a Hidra de Lerna, uma criatura em forma de serpente com nove cabeças. A lenda diz que todas as cabeças da Hidra possuíam presas venenosas e que uma delas era imortal. Se uma cabeça fosse cortada ela poderia ser regenerada. A cobra era carnívora, alimentando-se de humanos e mamíferos de grande porte. A Hidra foi morta pela mão do lendário herói Hércules. A missão de matar a Hidra é vista como o segundo dos doze trabalhos de Hércules.
Medusa
A Medusa era uma das três górgonas - um trio de irmãs cujos cabelos eram feitos de cobras vivas. A Medusa era uma bela mulher até que enfureceu a deusa Atena, que a transformou em uma horrível criatura. Em algumas lendas conta-se que a Medusa tinha o torso e os braços de uma humana, mas que da cintura para baixo tinha uma cauda de serpente. Também, a Medusa era tão medonha que qualquer homem que a olhasse se tornaria uma figura de pedra. Segundo a mitologia grega ela foi morta pelo herói Perseu.
Referências
Sobre o Autor
Skip Davis has been writing professionally since 2005. His work has appeared in "Southern Literary Magazine," on various websites and in graphic panels at the Jackson Zoological Park in Jackson, Miss. Currently living in Southern California, Davis received his Bachelor of Arts in theater at Belhaven College.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images