Os poderes dos titãs na mitologia grega
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Os 12 titãs da mitologia grega eram os deuses e deusas que comandavam a terra que foram destruídos pelos olimpianos durante a guerra dos Titãs, também conhecida como Titanomaquia. Todos eles eram filhos de Gaia e Urano. Gaia era a deusa da Terra e Urano o deus dos céus e filho de Gaia. Eles se casaram e Gaia gerou os 12 titãs. Os seis filhos de Urano e Gaia se envolveram na guerra e na castração de seu pai. Cada um dos titãs controlava um aspecto do cosmos, e todos eles eram deuses poderosos.
Oceano
Oceano, como o nome implica, era o oceano. Os gregos acreditavam que havia um rio sem fim que corria por toda a terra. Para eles, esse rio era Oceano. Ele era a fonte de toda a água fresca do mundo. não apenas tinha a habilidade de controlar a água, como também controlava o nascer e pôr-do-sol e da lua. Apesar de tamanhos poderes, Oceano não se envolveu na guerra dos titãs
Hiperião
Hiperião era o deus da luz. Ele possuía o poder do sol e era considerado o pilar do leste. Do céu, Hiperião conseguia ver toda a Terra. seu nome significava "água vinda de cima". Ele ajudou seus irmãos a castrarem seu pai, Urano. Ele ficou no leste, com três de seus irmãos em outras direções. Eles seguraram seu pai no lugar, para que Crono pudesse castrá-lo com uma foice feita por sua mãe.
Céos
Céos era o deus do conhecimento e tinha o poder da inteligencia. Ele era o pólo do norte na castração de seu pai. Céos teve pouco a ver com a guerra dos titãs. Sua maior realização foi ser o avô de Ártemis, deusa da caça e Apolo, deus da luz e da música.
Crono
Crono era o titã mais poderoso e devorador de tudo. Ele era o deus da colheita e carregava uma grande foice. A foice foi feita por sua mãe, e Crono era o único filho disposto a usá-la para castrar seu pai. Ele se tornou o governante dos titãs e usava sua foice para causar destruição no cosmo. Ele era chamado devorador de tudo por comer seus filhos para evitar que eles viessem a destruí-lo. Um de seus filhos sobreviveu porque Crono foi enganado e comeu uma rocha ao invés. Essa criança, Zeus, iria se tornar aquele que iria liderar os olimpianos na guerra dos titãs.
Crio
Crio era o deus das constelações e tinha o poder sobre as estrelas e o céu da noite. Ele estava no pólo sul durante a castração de Urano. Ele lutou na guerra dos titãs, mas não há menção de nenhum papel importante dele na guerra. Após a guerra, ele foi banido para o Tártaro junto com seus irmãos.
Iápeto
Como o deus da mortalidade, Iápeto tinha poder sobre o tempo de vida dos mortais. Seus filhos Prometeu e Epimeteu criaram o homem e os animais enquanto Iápeto controlava suas expectativas de vida. Ele também ajudou na castração de seu pai, sendo o pilar do oeste. Seu filho, Atlas iria assumir essa posição posteriormente.
Titanides
As seis filhas de Gaia e Urano não se envolveram nem na guerra nem na castração de Urano, mas todas elas tinham poderes. Mnemosine era a deusa da memória e a mãe das musas. Tétis era a deusa do mar e esposa (e irmã) de Oceano. Teia era a deusa da luz celeste e deu ao ouro, à prata e às pedras preciosas o seu valor. A deusa da fertilidade e da maternidade era Réia. Ela protegeu seu filho Zeus de ser comido por seu pai. Como a guardiã dos oráculos, Têmis era a deusa da lei e voz divina. Febe era a deusa da lua e controlava o oráculo de Delfos.
Referências
Sobre o Autor
Marilla Mulwane has been writing professionally since 2005. She has published a fantasy novel for young adults and writes articles on literature, pets, video games and tattoos. Her poetry has been featured on the website and products for the nonprofit organization HALos. She graduated from the State University of New York, Oneonta with a Bachelor of Arts in English and creative writing.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images