O poliéster é bom para cortinas?

As cortinas adicionam estilo e elegância a uma sala

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As cortinas são coberturas de tecido para janelas que são penduradas em uma haste por anéis ou ganchos que abrem e fecham horizontalmente. Além de ser um importante elemento decorativo em uma sala, elas fornecem proteção contra os raios UV que podem danificar móveis e pisos, amenizam o calor no verão e o mantêm dentro do cômodo durante o inverno. Liste todas as qualidades que suas cortinas devem ter e selecione um tecido que satisfaça todos os critérios. O poliéster tem propriedades muito específicas, e saber como ele age em uma cortina o ajudará a escolher o melhor tecido para a sua.

Propriedades do poliéster

O poliéster é uma fibra sintética, um produto da indústria do petróleo. O tecido de poliéster para cortina é resistente, não absorve água facilmente e, dependendo do peso, pode cobrir bem. É menos caro do que a maioria dos tecidos de fibra sintética e pode ser tingido de qualquer cor. O tecido de poliéster também pode ser feito para parecer e dar a sensação de seda, raiom ou algodão, mas reterá suas próprias características. O poliéster é resistente a vincos, mas, caso crie algum, removê-lo pode ser difícil. Por ser uma fibra sintética, também é propensa à estática.

Misturas de poliéster

O poliéster é muitas vezes misturado com outras fibras para obter qualidades que deixarão o tecido mais adequado para certas aplicações. O algodão é adicionado para maciez, absorção e respirabilidade. No tecido da cortina, o algodão aumenta o que vendedores de tecidos chamam de "memória" do tecido. As dobras ficarão melhores no lugar, por exemplo, se o tecido conter algumas fibras naturais. O poliéster é mais frequentemente misturado com o algodão, mas também pode ser misturado com raiom, seda, náilon ou elastina.

Revestimento da cortina

O revestimento na cortina também deve ser considerado. O revestimento de algodão é resistente à estática e cria um tecido que conserva a memória das dobras ou tratamento da cortina. Um forro de poliéster ou poli/algodão, com poliéster como a fibra dominante, pode prender ou repelir outros tecidos com essas características. As cortinas ficarão afastadas do revestimento ou aparentarão presas em pontos aleatórios. O forro de poliéster tende a desgastar e é difícil de passar sem criar estática.

Dicas

Escolha o estilo da cortina antes de escolher o tecido. Alguns estilos podem acomodar um tecido com mistura de poliéster. Se o estilo for estruturado ou elaborado, uma mistura predominantemente de fibra natural seria mais adequada. Se lavar as cortinas é uma qualidade necessária, um tecido com mistura de poliéster servirá. As cortinas devem ser retiradas da secadora enquanto ainda estiverem úmidas para evitar vincos permanentes.

eHow Brasil
×