Sobre o tecido de organza

A organza vem sendo usada desde os tempos medievais

Wikimedia Commons/rmkoske

Milhares de noivas foram ao altar em vestidos de noiva e véus feitos de pura e cintilante organza. Costureiras têm usado este tecido, feito de filamentos de seda torcidos, desde os tempos medievais. A organza também é popular entre os designers de interiores. Hoje, você pode comprar organza de seda natural ou artificial. Qualquer tipo é fácil de trabalhar e lavável.

Características

Organza é um tecido leve e um pouco transparente, feito de seda ou fibras sintéticas. Duas das principais características desse tecido são a sua fina trama plana e sua rigidez, que vem das fibras torcidas. Ele pode ser customizado em várias cores, texturas ou bordados.

História

A organza é um tecido feito de fibras de seda forte, torcidas em filamentos. A palavra entrou idiomas nos idiomas francês e italiano na Idade Média como "organsin" e "organzano" devido à cidade de Urgang no Turquestão, que tinha um mercado de seda famoso.

Função

Devido à sua apereza, a organza é ideal para o casamento e a noite, especialmente quando os designers querem adicionar um efeito bufante em um vestido. A organza, como um forro, dá enchimento às saias ou adiciona uma camada à tecidos finos. No design de interiores, ela é um tecido popular para tratamentos de janela, incluindo forros, cortinas, sanefas e amarras. Ela também pode ser utilizada como um forro para lâmpadas de abajur de baixa voltagem.

Geografia

Moinhos de organza são encontrados em todo o mundo. Os principais fabricantes estão localizados na China, na Índia, na Itália, na França e nos Estados Unidos. A organza chinesa é geralmente feita inteiramente de seda, enquanto as usinas em outros países podem usar todas as fibras sintéticas ou combinações de fibras artificiais e seda, para maior durabilidade e menor custo.

Considerações

A organza é um tecido forte, durável e lavável, também fácil de costurar. O melhor é lavá-la antes de cortá-la e costurar um padrão. A organza de seda, em vez de uma versão sintética, muitas vezes é mais fácil de trabalhar, porque as emendas não enrugam. Também serve com um bom traje à prova de pressão, devido a sua pureza e resistência ao calor.

Erros comuns

A organza não deve ser confundida com o organdy, que é um tecido duro, leve, feito a partir de fios de algodão.

eHow Brasil
×