×
Loading ...

Tecidos: Diferenças entre chiffon e organza

A maioria das noivas conhece bem as diferenças entre o chiffon e a organza, já que ambos os tecidos são bastante usados em vestidos de noiva. Embora pareçam semelhantes a olhos inexperientes, existem várias diferenças entre eles.

O chiffon e a organza são dois tecidos populares para vestidos de noiva (Gordana Sermek/iStock/Getty Images)

Aparência e textura

Tanto o chiffon quanto a organza parecem leves. Eles são tecidos caprichosos e delicados, e este é parte do motivo de eles serem escolhas populares para vestidos de noiva. O chiffon possui um caimento melhor, criando um visual mais feminino. A organza, por outro lado, é um tecido mais rígido, sem muito caimento, mas é frequentemente usada em vestidos bem estruturados, que não precisam fluir. O chiffon também tem um pouco de brilho, enquanto a organza é fosca.

Loading...
Tanto o chiffon quanto a organza parecem bem leves (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Funcionalidade

Ambos os tecidos ficam bem no corpo e não amassam com facilidade. O chiffon, em particular, respira bem, tornando-o uma boa escolha para noivas que casarão no verão e em eventos externos. A organza é usada como uma camada superior feminina em vestidos de noiva, mas também é frequentemente utilizada para fornecer estrutura a um corpete ou para sustentar tecidos mais macios. Assim, ela possui dois objetivos — aparência e funcionalidade — enquanto o chiffon é principalmente usado apenas por sua aparência.

Ambos os tecidos ficam bem no corpo e não amassam com facilidade (oxilixo/iStock/Getty Images)

Tipos

O chiffon e a organza são derivados da família da seda. Geralmente, poliéster ou náilon são misturados à seda para criar esses tecidos. O chiffon ou a organza feitos exclusivamente de seda são os mais caros. Já os de poliéster, são os mais baratos. O chiffon pode ser bem suave ou levemente áspero, mas geralmente possui a mesma espessura. A organza, por outro lado, pode variar muito em espessura. O tecido fino é brilhoso e com um certo caimento, mas o tipo mais grosso pode ser semelhante à juta em questão de rigidez.

O chiffon e a organza são derivados da família da seda (Tatiana Grozetskaya/Hemera/Getty Images)

Vestidos de noiva

O chiffon e a organza são mais comumente usados para fazer vestidos de noiva e os das madrinhas. Ambos são escolhas primárias das noivas que procuram por um visual leve e cintilante. Muitas mulheres dizem que esses tecidos tendem a esconder as falhas corporais. Assim, eles também são escolhas populares para vestidos das madrinhas de casamento, pois são adequados a vários tipos corporais. O preço dos tecidos depende da qualidade — o chiffon e a organza de seda são os mais luxuosos, então, os mais caros. A principal diferença entre os vestidos de noiva de chiffon e de organza é o fator do movimento — o chiffon flui muito, enquanto a organza é rígida e bem estruturada.

O chiffon e a organza são mais comumente usados para fazer vestidos de noiva e os das madrinhas (hejuan/iStock/Getty Images)

Outros usos

Embora as noivas possam ser as principais consumidoras de chiffon e de organza, eles também têm outros usos. As costureiras podem fazer calças, camisetas, cachecóis e saias com chiffon e organza. Os tecidos também podem ser usados para artesanatos, como os sachês de organza de Martha Stewart. Muitos projetos de decoração caseira também exigem o uso desse tecido.

Os tecidos podem ser usados para fazer artesanatos (ouh_desire/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...