×
Loading ...

O que os pombos comem?

Em grandes cidades ao redor do mundo, o pombo é um pássaro comum. Muitas pessoas consideram que pombos são pragas, assim como corvos e gralhas. O arrulho dos pombos é similar ao das pombas. As pessoas costumam pensar que pombos são pestes suas e pombas são símbolos da paz, mas eles são essencialmente da mesma família. A reputação que os pombos têm de peste e que comem qualquer coisa é injusto.

Pombos gostam de comer grãos e sementes, mas também comem restos de comida humana (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Noções gerais

O nome do pombo que as pessoa costumam ver é pombo-comum. O nome científico é Columba livia, da família Columbidae, que inclui mais de 300 espécies. Eles originaram na Europa, África, Ásia e Oriente Médio. Pombos chegaram na América do Norte através do Canadá no século 17, junto com os europeus. Algumas foram domesticadas e treinadas para ser pombo correio. Hoje em dia, pombos são considerados selvagens pois descendem de pombos domésticos fujões.

Loading...

Alimento

Pombos domesticados e selvagens preferem comer grãos e sementes. Pombos selvagens também comem migalhas de pão, pipoca e outros restos de comida humana. Se tiver de escolher entre migalha de pão e ração para pássaros, um pombo selvagem vai preferir a ração, que costuma conter uma variedade de sementes e grãos. Pombos domesticados não têm acesso a restos de comida no parque, então sua dieta consiste dos seus alimentos preferidos: grãos, incluindo milho, ervilha, trigo e sorgo. Os grãos não são cozidos ou abertos -- são dados aos pombos crús mesmo.

Hábitos alimentares

Pombos engolem a comida inteira e guardam na base da garganta, para depois passar para o sistema digestivo. Pombos precisam de cascalho (pequenas pedras ou areia) para processar a comida e separar os nutrientes. Pombos selvagens pode achar cascalho facilmente, mas os donos de pombos domesticados devem providenciar para eles. Beber água ajuda a digestão e é importante para que pombos tomem banho -- quebrando o mito de que são animais sujos.

Reputação

A reputação que pombos têm com pássaros que carregam doenças é incorreta. São as fezes dos pombos que podem passar doenças, não os animais em si. Aqueles que vivem em cidades se mantém limpos tomando banhos frequentes. Pombos selvagens são conhecidos por comer uma grande quantidade de restos de comida animal, como pão e pipoca. Isso leva as pessoas a pensarem que é um pássaro sujo, mas na verdade o que ele faz é limpar a sujeira das pessoas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...