Como fazer uma ponte treliçada com palitos de picolé

••• Comstock Images/Comstock/Getty Images

Uma treliça é basicamente uma estrutura feita de vigas que forma uma configuração rígida. A ponte treliçada emprega essa estrutura a fim de suportar mais peso. Fazer uma ponte treliçada usando palitos de picolé é um projeto simples que ensina às crianças sobre pontes, física e engenharia.

Passo 1

Cole dois palitos de picolé entre si de modo que as duas larguras de ambos se encontrem para criar um comprimento de madeira duas vezes mais longo que o de um palito isolado. Repita esse passo com mais dois palitos.

Passo 2

Coloque os dois longos palitos paralelos entre si e com cerca de um palito de distância entre eles. Anexe outro palito em cada extremidade, perpendicular aos longos palitos mas paralelos entre si. Isso será a moldura para a plataforma da ponte treliçada.

Passo 3

Anexe outro palito perpendicular aos longos palitos da estrutura, no centro do quadro.

Passo 4

Anexe um palito na diagonal de um canto da estrutura ao centro do quadro e outro na diagonal do canto oposto da estrutura ao centro novamente. Cada diagonal deve anexar os lados opostos e os diferentes lados do centro. Isso irá criar a estrutura treliçada para a base da ponte.

Passo 5

Faça um triângulo usando três palitos. Anexe cada um deles entre si pelas pontas. Repita esse passo mais uma vez para criar um segundo triângulo.

Passo 6

Anexe dois palitos na ponta de um dos triângulos. Cada palito deve estar paralelo à base do triângulo e afastados entre si. Repita esse passo com o segundo triângulo.

Passo 7

Anexe um palito em ambas as extremidade dos dois palitos, afastando-se da ponta de um dos triângulos e da ponta da base do triângulo. Isso irá criar uma forma trapezoidal para os lados da ponte treliçada. Repita este passo com o segundo triângulo.

Passo 8

Anexe os lados da ponte à base dela. Cada lado deve estar perpendicular à base, com os menores lados dos trapézios apontando para longe dela.

Passo 9

Anexe dois palitos de picolé para conectar os dois trapézios na parte superior da ponte. Esses palitos devem estar perpendiculares aos lados mais compridos da base da ponte.

Mais recentes

×