O que é um torneio?

••• Digital Vision./Valueline/Getty Images

Um torneio é uma série de partidas que valem ​​para decidir o vencedor de uma competição. No esporte, é frequentemente utilizado no fim da temporada para coroar o campeão da liga. Torneios são geralmente realizados ao longo de um período curto. Além de eventos esportivos, torneios são muitas vezes criados para jogos de cartas como pôquer, rummy, e bridge. O formato do torneio indica os confrontos e os critérios para o avanço e eliminação.

História dos torneios

Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

De acordo com o "Dicionário de História britânica de John Cannon", os torneios começaram como competições militares. Os primeiros foram de competições equestres e militares realizadas na Europa, por volta do ano 1000. Eles foram formulados para a exibição de poderio militar e da proficiência. Eram demonstrações elaboradas para impressionar os espectadores. Estes torneios incluíam duelos, corridas de bigas e outras provas militares.

Torneios eliminatórios

Comstock/Stockbyte/Getty Images

O tipo mais comum de torneio no esporte é o de eliminação. Em cada rodada, metade das equipes são eliminadas, até que um campeão é coroado. No futebol americano, há formatos de eliminatórias simples, em que os vencedores avançam e os perdedores saem. Outros esportes, como o futebol, empregam um torneio de dupla eliminatória, onde as equipes competem até que eles perderam dois jogos ou partidas.

No basquete, é muito comum haver duelos seguidos entre as mesmas equipes. A que vencer mais partidas se classifica para a próxima fase.

Ligas

Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images

A liga é um torneio no qual todos os competidores se enfrentam. No final do campeonato, o que tiver alcançado o melhor desempenho por pontos é declarado o campeão. O Campeonato Brasileiro de futebol é assim.

Torneios de grupo

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Alguns torneios são disputados em vários grupos. A Copa do Mundo de futebol da FIFA, por exemplo, divide seus 32 participantes em grupos de quatro. Em cada um, há partidas que valem pontos. Ao final dos confrontos, as duas melhores equipes de cada grupo avançam para a segunda fase, na qual os 16 times restantes competem em um formato de eliminatória simples até que um campeão é coroado.

Alternativas para torneios

Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Existem ainda outros formatos de torneio. O campeão pode sair por exemplo, depois de uma temporada inteira de jogos, em que só é disputado um jogo ou através de uma análise do desempenho dos times, na qual se obtém os dois melhores, que disputam a final do campeonato. No boxe, há a separação por pesos. Para cada categoria, existe um campeão. Este compete contra desafiantes ao cinturão. Quem desafia precisar vencer para conquistar o título.

Mais recentes

×