É possível lixar azulejos de cerâmica?
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
Azulejos de cerâmica são um material forte de construção e são populares em esquemas de decoração de cozinhas e banheiros. Se um azulejo foi posto nos anos 1960 e 70, ele pode já estar desbotado. Pintar um azulejo para atualizá-lo custa menos do que substituí-lo. Esta é provavelmente a única hora que você deve lixá-lo, já que usar essa técnica para redimensionar azulejos individuais é bastante ineficiente.
Por que lixar?
Lixar é o primeiro passo para atualizar o visual de um azulejo. O propósito é remover o brilho para que a tinta possa aderir. Especialistas recomendam usar um lixador orbital com papel lixa número 220. Parte do apelo estético de um azulejo é sua superfície lisa, e esse número de lixa removerá o brilho atual, mas manterá a lisura da peça que será pintada.
Redimensionar
Se você começou um projeto de outra natureza e descobriu que era preciso substituir um azulejo de determinado tamanho, lixá-lo demandará muito tempo e esforço. Lixar deve ser apenas uma preparação de superfície para a aplicação de primer ou tinta. Redimensionar essa peça é algo que deve ser feito apenas com uma serra ou esmerilhadeira.
Referências
Sobre o Autor
Based in Fort Collins, Colo., Dannah Swift has been writing since 2009. She writes about green living, careers and the home garden. Her writing has appeared on various websites. She holds a Master of Arts in English literature from the University of New Hampshire and is currently pursuing a certificate in paralegal studies.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images