Como é possível reciclar areia de gato?

Alguns tipos de areia de gato são biodegradáveis e podem ser adicionadas à compostagem

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Areia de gato pode ser difícil de reciclar, dependendo do material. A areia convencional é feita de argila, que não se quebra facilmente. No entanto, agora há uma grande variedade de alternativas, com materiais ecologicamente corretos, que são usados para produzir lixo biodegradável e que podem ser reciclados. Como as fezes do gato podem possuir parasitas nocivos, não é recomendado eliminar seus resíduos sólidos na pilha de compostagem ou no canteiro do jardim.

Reciclando areia de gato convencional

Step 1

Remova as fezes da caixa de areia e coloque-as em um saco plástico, na lata de lixo. Quando a areia usada estiver livre de fezes, estará pronta para ser reciclada.

Step 2

Use a areia de gato para cobrir as áreas de sua garagem ou tapar buracos, caso você use um tipo com duras bolinhas de argila. Esse tipo de mistura se harmozina com uma área asfaltada existente. Se estiver preocupado com o cheiro da urina, esguiche água após ter adicionado a areia. Se você espalhar bem os grãos, ajudará a evitar mau cheiro.

Step 3

Adicione a areia de gato convencional de argila em torno da base de hera venenosa ou outras ervas daninhas para matá-las. Contudo, esse tipo de areia não é ecologicamente correto e não deve ser usado em grandes quantidades no jardim.

Areia de gato ecologicamente correta

Step 1

Troque a areia de gato convencional por uma feita de materiais ecológicos que sejam decompostos com mais facilidade e não poluam o meio ambiente. Esse material é feito a partir de aglomerados de madeira (usados em fogões a lenha), papel reciclado ou palha de Pinus. Adquira a areia ou o material em uma loja de animais para garantir que nenhum produto nocivo tenha sido adicionado.

Step 2

Retire e descarte as fezes da areia usada. Coloque-as em um saco plástico na lata de lixo.

Step 3

Misture a areia usada com a compostagem, de preferência em um recipiente, como uma caixa de adubo. As areias de madeira, palha de Pinus ou papel reciclado vão se quebrar no composto, juntamente com outros resíduos orgânicos da cozinha e do jardim, e poderão ser utilizadas para adubá-lo.

Step 4

Enterre a areia na terra do seu quintal, utilizando uma pá para cavar, e cubra a areia com a terra, caso não deseje começar uma pilha de compostagem. Se o material do produto for natural e não contiver produtos químicos tóxicos, você poderá plantar sobre ele, caso queira, uma vez que ele tenha sido naturalmente decomposto no solo.

eHow Brasil
×