×
Loading ...

Como misturar tinta e areia para uma pintura antiderrapante

Pisos e escadas escorregadios são perigosos e podem causar quedas sérias. De acordo com o National Safety Council, mais de 7,9 milhões de pessoas nos EUA sofreram ferimentos devido a quedas somente no ano de 2007. Adicionar areia à tinta do piso não só melhora a aderência, deixando-o menos escorregadio, como também cria uma superfície que evita a aquaplanagem. Use um método adequado para misturar a areia com a tinta ou o resultado será uma bagunça que não aderirá à superfície.

Instruções

Adicione areia à tinta para aumentar o atrito na superfície pintada (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Compre uma areia apropriada para pintura. Se não encontrar, use a convencional. O tamanho do grão afeta o resultado final; um grão grosso garante uma melhor texturização do que um fino. Não utilize areia da praia ou de um quintal, pois esse tipo pode conter impurezas que afetarão a integridade da pintura.

    Loading...
  2. Limpe a superfície que planeja pintar. Remova qualquer lasca de pintura com a escova de aço. Deixe a superfície secar completamente antes de pintar.

  3. Quando começar a pintar, aplique a primeira mão com um primer específico para pisos, usando um pincel de pintura ou um rolo. Deixe a tinta secar pelo tempo recomendado pelo fabricante.

  4. Pinte a superfície com uma camada de tinta acrílica própria para pisos usando o pincel ou o rolo. Tintas de parede não são adequadas para uso em pisos e escadas, pois se desgastariam muito rapidamente. Deixe secar completamente seguindo o tempo recomendado pelo fabricante.

  5. Despeje metade do galão de tinta em um recipiente separado, assim, você não misturará a tinta contendo areia com a que permanecerá pura, caso seja necessário.

  6. Despeje a areia no recipiente misturando-a com a tinta com uma colher de madeira. Use um ou dois copos de areia, dependendo da textura desejada; quanto mais areia, mais áspera será a textura. Não adicione mais do que dois copos de areia para meio galão de tinta, pois o excesso pode prejudicar a aderência da tinta.

  7. Aplique a tinta com areia sobre a primeira mão usando o pincel ou o rolo. Misture-a a cada vez que mergulhar o pincel no recipiente, pois os grãos de areia tendem a ficar no fundo da lata. Se você estiver usando um rolo, misture-a bem, suspendendo os grãos de areia, antes de colocá-la na bandeja.

  8. Deixe a tinta com areia secar completamente seguindo as recomendações do fabricante antes de permitir o fluxo de pessoas no local.

Loading...

Aviso

  • Misturar areia com tinta melhora a aderência mas não elimina totalmente o perigo de deslizes. Tenha cuidado ao caminhar por superfícies molhadas.

O que você precisa

  • Escova de aço
  • Pincel de pintura de 7,5 cm
  • Rolo de pintura de 5 mm
  • Tinta para pisos
  • Primer para pisos
  • Recipiente para tinta vazio
  • Colher de madeira
  • Bandeja para pintura

Referências

Loading ...
Loading ...