×
Loading ...

Como posso saber se meu peixinho dourado está botando ovos?

Peixinhos dourados são peixes ornamentais de água fria, que foram originalmente desenvolvidos pelos chineses. Esse tipo de peixe atraente e interessante põe ovos, e chega na fase adulta em aproximadamente três anos de idade. Eles podem ser criados em aquários de interiores, mas são normalmente mantidos em lagos ao ar livre. Em lagoas, ele começa a se acasalar na primavera e pode-se notar mudanças físicas e comportamentais nesse momento. Observando atentamente o peixe no início da primavera, dono do aquário facilmente será capaz de determinar quando ele irá colocar os ovos.

Instruções

Peixinhos dourados são adequados para aquários e lagos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Observe atentamente o peixinho dourado no final do inverno para obter uma imagem clara da sua forma do corpo e comportamento.

    Loading...
  2. Observe-o atentamente durante maio e junho, conforme a água da lagoa começa a aquecer. O peixinho dourado feminino irá tipicamente inchar conforme os ovos começam a se desenvolver. Elas tendem normalmente a apresentar corpos em forma de ovo, o que torna mais difícil notar a aparência rechonchuda associada com fêmeas grávidas.

  3. Olhe para as fêmeas de cima. Uma fêmea grávida normalmente será mais redonda de um lado. Isso não será muito difícil de observar se a água da lagoa for clara o suficiente.

  4. Observe todos os peixes da lagoa. Os machos terão uma aparência um pouco mais simplificada, apesar do corpo em forma de ovo. Uma vez que puder identificar os machos, será mais fácil notar quais fêmeas estão carregando ovos. Olhe para as placas de brânquias dos peixes, se estiver enfrentando problemas com a forma do corpo. O peixinho dourado masculino possuirá tubérculos levantados, de cor branca em suas placas de brânquias, conforme a água fica mais quente.

  5. Observe para os primeiros sinais de comportamento de desova. As fêmeas grávidas e pesadas permanecerão perto da área de desova ou vegetação aquática na lagoa.

  6. Observe o comportamento dos machos. Os machos saberão quando as fêmeas estão perto de liberar os ovos e começarão a seguir o peixe fêmea. Os machos também vão começar nadar perto das fêmeas, para induzi-las a pôr os ovos. O peixe macho irá levar as fêmeas para a vegetação e contra os lados da lagoa. Depois de observar esse comportamento, é certo que a fêmea irá lançar os ovos muito em breve.

  7. Observe conforme a fêmea começar a liberar centenas de ovos na água. Os machos responderão ao processo de oviposição ao pulverizar esperma na água. Uma vez que observar esse comportamento, está confirmado que a fêmea começou a pôr os ovos.

Loading...

Dicas

  • A área de desova consiste em numerosas vertentes de fio acrílico, nas quais os ovos do peixinho aderem. Ela está disponível em uma loja de produtos para aquários.

O que você precisa

  • Lagoa de águas claras para peixe dourado
  • Peixes dourados machos e fêmeas sexualmente maduros
  • Área de desova ou vegetação aquática

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...