×
Loading ...

Como posso saber se meu poço está secando?

Os lençóis freáticos variam sazonalmente, e portanto, também variam os níveis de água no seu poço. Mas se a água da torneira está ficando barrenta e engasgando, o seu poço pode estar com pouca água. Fazer testes em casa, combinado com um pouco de aritmética, pode lhe dar um retrato da situação do seu poço.

Poço (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Medição física

Testar os níveis de água em um poço exige tanto uma medição física como o cálculo do tempo de bombeamento. Antes de qualquer um ser executado, desligue o sistema de bombeamento do poço e retire a tampa. Agora, coloque um peso em um fio resistente ou em uma corda e jogue para dentro do poço. Use um fio que absorva a água, de modo que você possa medir o nível de água exata no fio. Repita este teste uma ou duas vezes para garantir que os resultados são precisos. Anote esse número, e em seguida, faça o teste novamente com a bomba funcionando e anote essa profundidade também.

Loading...

Calculando a vazão

Ligue a bomba e colete a água em um balde. Assegure-se de saber a capacidade de água do balde, como por exemplo 20 litros. Grave a quantidade de tempo que demora para encher o balde. O seu resultado será o volume de vazão para aquele período de tempo. Divida o tempo por 60 (segundos por minutos), então multiplique o seu resultado pela capacidade do balde. Por exemplo, se um balde de 20 litros demorou 10 segundos para encher, 60 segundos divididos por 10 é igual a 6. Multiplique 6 pelos seus 20 litros e você descobrirá que a bomba está fazendo 120 litros por minuto.

Usando os resultados

Se você está no meio de uma estação chuvosa e úmida, os testes terão que ser feitos durante vários dias para obter leituras precisas. Espere resultados imediatos se a sua área está enfrentando seca ou o poço tem sido amplamente utilizado. Para determinar o quanto o nível da água está caindo enquanto você bombeia água, divida o resultado em litros por minuto pela diferença de metros entre quando a bomba foi ligada e desligada. Cálculos mais complexos podem ser feitos se você souber a profundidade total do poço e a densidade da água parada.

Por exemplo, considere que o seu poço é de 30 metros de profundidade com o conjunto de lençol freático a 15 metros. A marca de 15 metros é considerada o nível de água estático. A regra geral é que 75 por cento da água estática deve responder por 90 por cento da produção do poço. Se a bomba deu uma vazão de 120 litros por minuto, com uma queda de 9 metros de altura do nível de água, o gasto de seu poço é de 30 cm por minuto. Isso sinaliza algum problema. Mas, se o rendimento de 120 litros por minuto só reduziu 90 cm, o rendimento do poço é igual a 40 litros por minuto por metro de gasto. Esse é um bom poço.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...