Mais Artigos
Por que a água de minha piscina está com um cheiro estranho?
Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images
Lembre-se que piscinas são basicamente grandes porções de água e que estão suscetíveis a diversos problemas. Frequentemente, a água pode ter um cheiro estranho estranho ou ruim — a causa mais comum são as cloraminas, resultado da mistura do cloro da piscina com compostos de nitrogênio ou amônia como urina ou suor.
Cloraminas
As cloraminas são uma parte das medidas combinas de cloro da piscina, mas não são realmente cloro — são desinfetantes pouco eficazes e que produzem odores desagradáveis. Por causa da maneira como o cloro reage com substâncias contendo amônia ou nitrogênio, cloraminas são produzidas na piscina como um tipo de subproduto. Além de urina e suor, o cloro também combina-se com o nitrogênio da chuva ou a amônia na saliva do nadador, entre outras substâncias.
Sintomas
Se sua piscina tem um cheiro estranho e uma aparência enevoada, é provável que ela tenha cloraminas. Piscinas com grande quantidade de cloraminas frequentemente geram reclamações dos nadadores por conta de irritações cutâneas. Outro sintoma é que as medidas de cloro serão superiores a 0,2 partes por milhão (ppm). A fórmula para determinar as medidas de cloro através de um kit de teste é: nível total de cloro menos nível de cloro livre é igual ao nível de cloro combinado.
Eliminando cloraminas
O melhor método para eliminar cloraminas de uma piscina é superclorizá-la. Profissionais chamam o que acontece em uma piscina durante a supercloração como "ponto de quebra"; basicamente, uma piscina em que cloraminas estão presentes precisará de uma supercloração de 10 ppm ou mais durante pelo menos quatro horas. Durante a supercloração, o cloro está "queimando" ou oxidando cloraminas e removendo-as da piscina.
Considerações
A melhor maneira de prevenir cloraminas é manter os níveis recomendados de cloro e superclorizá-la regularmente. A extensão recomendada de cloro em uma piscina é entre uma e duas ppm. Lembre-se que a supercloração aumentará o pH da piscina, pois o cloro é alcalino; depois do tratamento, sempre meça o pH e ajuste-o, se necessário. Se possível, o pH de uma piscina deve ser mantido em 7,4.
A importância do pH
A medida mais importante da água de uma piscina é o pH, que deve ser mantido nos níveis recomendados. Quando o pH de uma piscina é muito baixo ou muito alto, os níveis de cloro sempre são afetados de forma negativa, o que pode causar muitos problemas, incluindo aqueles relacionados às cloraminas. Aumento o pH de uma piscina acrescentando 450g de carbonato de sódio por 94,64m³ de água ou, ainda, diminua o pH usando ácido muriático de acordo com as instruções na embalagem.
Mais Artigos
Como remover manchas de ferrugem de piscinas de fibra de vidro→
Como reduzir a alcalinidade de uma piscina usando ácido muriático→
Os efeitos do cloro de piscina em cicatrizes→
Os efeitos da temperatura no pH da água→
Como que frequência a água da piscina deve ser trocada?→
Quais os riscos do consumo de água da piscina pelos animais?→
Referências
Sobre o Autor
Tony Guerra served more than 20 years in the U.S. Navy. He also spent seven years as an airline operations manager. Guerra is a former realtor, real-estate salesperson, associate broker and real-estate education instructor. He holds a master's degree in management and a bachelor's degree in interdisciplinary studies.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images