Como usar o PowerPoint para desenhar um diagrama espinha de peixe

••• laptop image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com

Um diagrama espinha de peixe, também conhecido como diagrama Ishikawa, permite a seu criador analisar problemas em um processo. O diagrama representa os processos e quebra todas as causas e efeitos que se relacionam a cada etapa deles. Com essas informações, o usuário pode determinar onde os problemas podem ter ocorrido e onde ocorrerão para minimizá-los. Você pode fazer seu diagrama espinha de peixe de forma complexa ou mais simples usando o PowerPoint.

Passo 1

Clique em "Start" (iniciar), depois em "All Programs" (Todos os programas). Selecione "Microsoft Office", e finalmente "PowerPoint", para abrir o programa.

Passo 2

Selecione "Insert" (Inserir), e então "Shapes" (Formas). Escolha a linha.

Passo 3

Clique e arraste o mouse da esquerda para a direita no centro do slide do PowerPoint. Segure "Shift" para criar uma linha reta.

Passo 4

Selecione "Insert" (Inserir), e então "Shapes" (Formas). Escolha a linha.

Passo 5

Clique na linha e desenhe outra, diagonal, tanto abaixo quanto acima da já criada. Repita isso para cada processo do sistema.

Passo 6

Selecione "Insert" (Inserir) e então "Text Box" (Caixa de texto). Clique próximo à linha diagonal e digite as informações. Repita isso para cada uma das espinhas do peixe.

Mais recentes

×