Pragas que infestam o espinafre
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O espinafre é uma planta que pode atrair jardineiros e uma variedade de insetos e animais devido à sua germinação rápida (37 a 45 dias) e à sua capacidade de suportar uma ampla gama de temperaturas. Ele pode ser cultivado tanto na primavera quanto no outono e fica exposto a pragas durante o ano todo. Identificar problemas e tomar medidas preventivas são as melhores maneiras de evitar que as pragas comam o espinafre em seu jardim.
Insetos comedores de folha
Em sua maioria, as pragas que se alimentam de espinafre são insetos comedores de folhas. Lagartas-roscas, lagartas-falsas-medideiras, vermes do milho, caracóis, lesmas e lagartas da couve são todos pragas comuns do espinafre. Os sintomas são buracos com formas irregulares em ambas as margens da folha ou no meio delas. No caso das lagartas-roscas, os danos ocorrerão na base da planta, pois elas se alimentam do caule 2 cm acima do nível do solo. O controle pode ser feito com pesticidas orgânicos, como óleo de nim, água de sacarose e outros produtos marcados para utilização em culturas alimentares.
Insetos sugadores
Os pulgões são um incômodo especial e podem se alimentar de folhas de espinafre sugando os nutrientes. As folhas afetadas terão uma aparência distorcida e seca. Insetos minadores são outra praga das folhas e podem atacar o espinafre por dentro. Predadores naturais, como joaninhas e louva-a-deus, são eficazes contra pulgões. Minadores podem ser evitados colocando uma fina rede por cima das folhas intactas; as folhas afetadas devem ser retiradas e destruídas.
Outros problemas
Há alguns outros fatores que podem parecer estar relacionados às pragas, mas não estão. Queimaduras podem ser um problema causado por altas temperaturas e rega irregular. Isso faz com que as bordas do espinafre se deteriorem, dando um aspecto semelhante ao de uma infestação por insetos. O espinafre também pode contrair o vírus do mosaico do pepino, condição que aparece como uma mancha foliar. Folhas afetadas devem ser removidas. Em casos graves, um fungicida orgânico pode ser aplicado.
Outras pragas
Nem todas as pragas do espinafre são insetos ou doenças. A vida selvagem pode ser uma praga. Veados, esquilos, coelhos e outros mamíferos de quatro patas pode comer folhas de espinafre. A exclusão é o melhor método para prevenir o problema. Uma cerca de malha de metal parcialmente enterrada ajudará a dissuadir pequenos mamíferos e escavadores. Uma cerca mais alta, como uma malha de plástico de pelo menos 2 m de altura, pode ser erguida para impedir que animais pastem sobre o espinafre.
Referências
- University of Illinois Extension; Veja seu jardim crescer: Espinafre; Ron Wolford and Drusilla Banks [em inglês]
- http://urbanext.illinois.edu/veggies/spinach.cfm; Spinach; Powell Smith, et al.; Dezembro de 1999 [em inglês]
- Cornell University: Espinafre [em inglês]
- University of Minnesota Extension; Cultivando hortaliças em jardins de Minessota; Cindy Tong; 2009 [em inglês]
Sobre o Autor
Chris Bond has been writing about gardening, sustainable agriculture and local history since 2005. He has been published in "The Plain Dealer," "The Repository" and online. Bond holds an A.A.S. from the State University of New York at the Finger Lakes campus in Canandaigua, N.Y.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images