Como fazer uma emulsão para serigrafia caseira
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
A serigrafia, também conhecida como silk-screen, é usada tipicamente em adornos, camisetas e casas de impressão. Um desenho é feito, normalmente usando softwares de design gráfico, e transferido para um pedaço de papel velino, que é então colocado sobre uma tela de seda revestida por emulsão e posta sob iluminação para marcar o desenho. Emulsões são soluções tipicamente usadas em diversas impressões e laboratórios de fotografia, mas podem ser feitas em casa.
Step 1
Misture uma colher de dicromato de amônio com 60 ml de água em uma tigela, e mexa até dissolver.
Step 2
Despeje 180 ml de cola de PVA na solução. Bata vigorosamente por dois minutos ou até que esteja bem misturado.
Step 3
Bata a solução e vá adicionando porções iguais de cola e de dicromato de amônio até a solução ficar azul escuro e engrossar.
Step 4
Coloque a solução em um recipiente escuro, que não deixe passar luz. Cubra-a e guarde em um local escuro, longe de fontes de luz.
Referências
Dica
- Dicromato de potássio também pode ser usado, mas a sensibilidade à luz é muito maior, o que resulta em menor tempo de exposição à luz e textura frágil. Faça testes com diferentes quantidades dos componentes para obter o efeito desejado, o que pode variar dependendo da temperatura ambiente e luminosidade. Mais dicromato de amônio na mistura, geralmente, faz com que o tempo de exposição à luz seja menor, mas o estêncil será quebradiço.
Advertência
- Soluções de dicromato de amônio são altamente tóxicas. Trabalhe em um lugar com boa ventilação e use equipamentos adequados de proteção respiratória e da pele.
- Mantenha o dicromato de amônio longe de chamas e fontes de calor porque é explosivo.
- Exposição prolongada à substância causa câncer. Esse material é perigoso e precisa ser descartado de forma ecologicamente correta.
Créditos Fotográficos
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images