×
Loading ...

Como preparar argamassa de gesso para teto

Argamassa de cal é uma mistura de cal e areia, sendo o principal tipo de gesso usado nos acabamentos de tetos e paredes. Se feito de forma correta, a argamassa pode durar anos, no entanto, mesmo que ele tenha sido perfeitamente instalado, pode ocorrer fissuras. Para garantir que o seu teto de gesso dure por tudo tempo, siga atentamente as instruções de mistura do composto de gesso.

Instruções

Faça um teto de gesso em camadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Misture um lote de argamassa com água de acordo com as instruções. As misturas de argamassa de cal são melhores para áreas acabadas. Use um misturador para ajudar a mexer a argamassa e a água juntas.

    Loading...
  2. Ajuste uma escada, que tenha prateleira para manter o balde, para que ela fique estável.

  3. Mergulhe uma espátula no balde de argamassa e passe-a em todo o sarrafo. Passe apenas uma fina cama que preencha os furos na ripa e deslize sobre sobre a superfície. Mergulhe e repita o processo sobre o teto inteiro. Deixe o gesso secando durante a noite.

  4. Misture um novo lote de argamassa e repita o processo que você fez no dia anterior. Borrife a superfície com água utilizando um frasco de nebulização, antes da segunda aplicação da camada. A umidade ajuda a nova camada a se ligar àquela aplicada no dia anterior. Crie outra camada fina que cubra todo o sarrafo a ponto de não conseguir vê-lo mais. Tente fazer uma camada o mais suave possível com uma espátula, passando-a sobre a superfície em movimentos longos. Deixe a superfície secando por um dia.

  5. Lixe a superfície do teto com uma lixa de 280 grãos a fim de remover quaisquer manchas ásperas

  6. Faça um último lote de argamassa em um balde para uma terceira camada. Umedeça o teto e passe uma lisa e fina camada final. Isto é, você pode criar uma textura no reboco, caso queira. Alguns exemplos incluem o uso de uma escova de cerdas no gesso molhado ou ponteado da superfície, com a extremidade da escova. Deixe o teto secar por alguns dias. Trabalhe em áreas de 90 cm para que você possa aplicar a textura antes de secar.

  7. Lixe a superfície do teto já terminado caso você não queira criar uma textura.

Loading...

Dicas

  • Use roupas de proteção e folhas de plástico no chão e nas paredes para evitar derrames em outras superfícies. Ao concluir, se você não gostar de branco, pinte o teto com uma cor que combine com a sua decoração.

O que você precisa

  • Misturador de argamassa
  • Broca de mistura
  • Balde
  • Espátula
  • Lixa

Referências

Loading ...
Loading ...