×
Loading ...

Prisão de ventre em filhotes recém-nascidos

Filhotes recém-nascidos exigem uma série de cuidados e são frágeis durante as primeiras semanas. Alimentação, banho e desmame exigem uma ótima prática e cuidados especiais e, embora seja raro que um filhote que está sendo amamentado fique com prisão de ventre, isso pode acontecer. Se ele ainda estiver sendo amamentado ou alimentado com uma mamadeira, a constipação pode se tornar um problema sério se passar despercebida ou não for tratada.

Constipação em filhotes (Black puppy image by zimous from Fotolia.com)

Causas

Um filhote pode ficar com prisão de ventre por muitas razões. Logo no início, eles devem ser estimulados a defecar, e a mãe deve fazer isso, mas, raramente, ela pode não fazê-lo e, se ela não estiver presente, o tutor deve estimular o filhote para que ele possa aliviar-se. Quando o filhote tiver algumas semanas de idade, ele já não precisará desse estímulo.

Algumas causas da constipação são determinados mimos, como brinquedos de couro cru e ossos da mesa de jantar dados para mastigar. Pelos emaranhados na área "traseira" podem impedir que o cão evacue, assim como água insuficiente na dieta após o desmame. Se você o estiver alimentando com leite para filhotes comercial ou caseiro, os ingredientes nele podem ser a causa.

Loading...

Sintomas

Os sintomas de que o filhote está constipado são movimentos irregulares, ou nenhum, do intestino, fezes pequenas e duras ou esforço ao evacuar. Monitore-o por um dia para confirmar esses sintomas. Ele pode ficar inchado, menos ativo ou com dor. Alguns cães também podem ter febre com a constipação.

Medicações

Para ajudar a aliviar o filhote comece fornecendo um pouco de água. Se ele tiver idade suficiente para comer uma ração de filhote macia, adicione um pouco de abóbora cozida ao alimento. Esse alimento ajudará por ser um laxante natural. Farelos integrais também podem ser polvilhados na ração, assim como 1/2 colher de chá de azeite de oliva. Além disso, algumas rações para filhotes são preparadas com a adição de 7% ou mais de fibras e devem ser adequadas no sentido de ajudarem os intestinos a funcionarem.

Quando consultar um veterinário

Se não tiver certeza se o filhote ingeriu um objeto estranho, se ele parecer angustiado ou doente ou se a condição dele não melhorar dentro de alguns dias de tratamento domiciliar, consulte um veterinário imediatamente. A constipação pode se tornar grave, e alguns problemas de saúde também podem causá-la. Raças pequenas, como yorkshire terriers e chihuahuas, muitas vezes ficam com prisão de ventre e estão vulneráveis a problemas de saúde devido ao seu tamanho.

Prevenção

Manter seu cão hidratado e proporcionar exercício físico suficiente pode ajudar a prevenir qualquer endurecimento das fezes que possa causar constipação. Além disso, certifique-se de que o pelo do cachorro seja bem cuidado conforme for crescendo. A ingestão de pelos, dado o excesso de auto-higiene dos cães, também pode causar prisão de ventre. Mantenha bichos de pelúcia e outros objetos que não forem destinados a brincadeiras caninas longe dos filhotes, pois esses itens podem se desfazer e serem engolidos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...