Problemas nas plantas de lírio-da-paz
peace lily image by Ronnie Howard from Fotolia.com
A folhagem verde-escura e as flores grandes de aparência exótica do lírio-da-paz dão um toque tropical a uma sala. Removem do ar poluentes como formaldeído, benzeno e monóxido de carbono. Essas plantas, que requerem pouca manutenção, raramente têm problemas e, quando surgem dificuldades, são facilmente corrigidas. Na maioria das vezes, podem-se evitar os problemas mantendo a planta longe do sol direto e regando-a apenas o suficiente para conservar uma ligeira umidade no solo, além de usar nutrientes diluídos.
Ausência de floração
Os lírios-da-paz com 2 anos ou mais geralmente florescem uma vez ao ano: na primavera. De vez em quando, algumas espécies produzem flores novamente no verão. Algumas vezes, porém, se não receberem sol suficiente, não florescem. Embora vicejem com pouca iluminação, por serem plantas de folhagem precisam de luz solar indireta para o florescimento. Coloque a planta em um lugar próximo a uma janela voltada para o leste, mas não diretamente, para obter melhores resultados. Talvez seja necessário replantar ou dividir os lírios-da-paz com mais de 5 anos para que ocorra a floração. As florescências novas são branco-brilhantes. Quando se tornam esverdeadas e murchas, corte-as na base para estimular o surgimento de outras florações.
Folhas com pontas marrons
O excesso de irrigação e adubação provoca a coloração marrom nas pontas das folhas. Deixe a planta secar antes de regá-la novamente. Em seguida, mantenha o solo ligeiramente umedecido e, sempre que possível, retire qualquer excesso de água acumulado no pires sob o vaso. Quando a terra estiver úmida até 2,5 cm de profundidade, a planta não precisa ser regada. Use água à temperatura ambiente para evitar dano às raízes. Adube os lírios-da-paz uma vez por mês com fertilizante líquido para plantas domésticas diluído a 50%. No inverno, reduza os nutrientes adubando a cada seis semanas.
Folhas verde-pálidas com margens marrons
As folhas verde-pálidas, enroladas com margens marrons, indicam que a planta está recebendo muita luz. Os lírios-da-paz toleram a luz brilhante ou filtrada, mas nunca devem receber luz solar direta. No inverno, preferem baixos níveis de luminosidade. Não gostam de mudanças drásticas na iluminação, portanto mude-os gradualmente de lugar de modo que recebam pouca luz. Arranque as folhas de coloração mais amarronzada que verde e dê um tempo para a planta se recuperar antes de adubá-la.
Margens amareladas nas folhas inferiores
Margens amareladas, que começam nas folhas inferiores, indicam que a planta não está recebendo água suficiente ou que há deficiência de micronutrientes. Mantenha o solo levemente úmido e selecione um fertilizante para planta doméstica que contenha micronutrientes. Os lírios-da-paz são particularmente sensíveis a deficiências de ferro e magnésio. Faça uma solução com uma colher de sais de Epsom (sulfato de magnésio) dissolvida em água e aplique em spray na planta para obter a rápida correção da deficiência de magnésio.
Referências
- "The Complete Houseplant Survival Manual"- "O manual completo de sobrevivência das plantas domésticas"; Barbara Pleasant; 2005 [em inglês]
- "The Complete Guide to Houseplants" - "O guia completo daas plantas domésticas"; Valerie Bradley; 2006 [em inglês]
- “Indoor Plants: The Essential Guide to Choosing and Caring for Houseplants” - “Plantas em interiores: O guia essencial para a escolha e cuidados de plantas domésticas”; Jane Courtier et al.; 1997 [em inglês}
Sobre o Autor
Jackie Carroll has been a freelance writer since 1995. Her home-and-garden and nature articles have appeared in "Birds & Blooms" and "Alamance Today." She holds a Bachelor of Science in medical technology from the University of North Carolina.
Créditos Fotográficos
peace lily image by Ronnie Howard from Fotolia.com