×
Loading ...

Projetos de biotecnologia para estudantes do ensino médio

Projetos de biotecnologia podem ajudar estudantes do ensino médio a aplicar seus conhecimentos em princípios e processos científicos em uma atividade legal e interessante. Biotecnologia pode ser definida como o uso e a manipulação de organismos vivos por humanos. Completando experimentos científicos que demonstram o processo descrito em sala de aula, com livros e textos, damos um sentimento nos estudantes de que a ciência é algo tangível e real para eles.

Projetos de biotecnologia no ensino médio são uma ótima forma de melhorar o processo de aprendizagem (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Análise de DNA

Existe uma oferta extensiva de projetos de biotecnologia com DNA. Projetos envolvendo extração e analise de DNA ajudam estudantes a ter uma melhor compreensão dos processos descritos nos livros. Um projeto comumente usado envolvendo DNA é a analise do DNA de um kiwi. Estudantes aprendem como extrair o DNA de um kiwi e isolá-lo de outras estruturas celulares da amostra. ( Veja em recursos).

Loading...

Eletroforese

A electroforese em gel de agarose é usada para identificar a composição da matéria biológica. Estudantes que completam projetos com electroforese aprendem como separar e identificar moléculas na prática. Um exemplo de um projeto envolvendo electroforese é o DNA das impressões digitais. Os estudantes podem comparar amostras de DNA com DNA de padrões de impressões digitais para determinar e verificar o que faz com que cada impressão digital seja única. Outro projeto em potencial envolvendo testes em amostras de DNA doentes, como doença de Hustington e anemia falciforme.

Engenharia genética

A engenharia genética é um campo em biotecnologia que trabalha modificando o DNA, normalmente em plantas. Os estudantes podem completar os seus projetos de pesquisa sobre temas como clonagem em humanos, animais e plantas, e também considerações étnicas envolvendo engenharia genética. Ideias de projetos práticos incluem a análise de amostras de frutas locais e identificar qual é o percentual de frutas geneticamente modificadas. Os estudantes podem comparar amostras de frutas e decidir baseados em testes de sabor quais das frutas são melhores, as geneticamente modificadas ou as não modificadas (Veja em recursos).

Técnica PCR

A Reação em Cadeia de Polimerase (PCR) ( Polymerase chain reaction ) é uma técnica usada para fazer muitas cópias de uma cadeia de DNA. A PCR é usada em analises de DNA quando apenas algumas células estão disponíveis, este é o caso da maioria das investigações policiais. Estudantes podem realizá-la em alguma amostra de DNA para ver o processo em ação. Projetos usando PCR ajudam os estudantes a melhorar a compreensão nos processos envolvidos na ciência forense e outras investigações que utilizam biotecnologia.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...